Educação
Arca das Letras leva livros a comunidades rurais do RS
Acesso à leitura
O município de Arvorezinha (RS), um dos maiores produtores de erva-mate do Brasil, recebe, nesta quarta-feira (24), as primeiras bibliotecas rurais do Programa Arca das Letras, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A iniciativa, que visa facilitar o acesso à leitura, levará as bibliotecas para dez comunidades rurais do pequeno município.
Arvorezinha abastece todo o Rio Grande do Sul com erva-mate e ainda exporta para outros estados do País. O município tem mais de 10 mil habitantes e cerca de 500 famílias vivem no meio rural. Elas serão beneficiadas com cerca de 200 livros entregues em cada arca. Serão capacitados 20 agentes para cuidar dos exemplares.
As comunidades beneficiadas são Quarta, Quinta, Sexta, Torres Gonçalves, Arroio Bugre, Barro Preto, São José, Posse Arus, Cândido Brum e Segredo. “Uma das metas do programa é a democratização da leitura. Por meio da implantação dessas bibliotecas queremos oferecer a essas comunidades rurais a possibilidade de ampliar sua capacidade de ler o mundo por meio dos livros doados”, explica a coordenadora nacional do Arca das Letras, Dione Ferreira.
A ação é uma parceria do MDA com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul (Emater-RS), que construiu os móveis para a doação, e com a prefeitura municipal.
Arca das Letras no Rio Grande do Sul
Até agora, 215 municípios do estado foram beneficiados. São 486 bibliotecas do Programa Arca das Letras, que dão acesso aos livros para mais de 59 mil famílias do meio rural. Os mais de 105 mil livros são administrados por 866 agentes de leitura. Eles são responsáveis por multiplicar o hábito da leitura nessas comunidades.
Serviço
Solenidade de entrega de bibliotecas rurais do Programa Arca das Letras
Data: 24/09 (quarta-feira).
Local: Câmara de Vereadores do Município de Arvorezinha - RS
Horário: 16h
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















