Educação
Capes prorroga seleção de estudantes para estágio no Canadá
Intercâmbio acadêmico
A Fundação Capes prorrogou até 29 de setembro, as inscrições para o edital referente ao programa Capes/Mitacs - Globalink, que seleciona bolsistas para realização de estágio na modalidade de graduação-sanduíche no Canadá pelo período de até três meses.
A iniciativa busca promover a internacionalização da ciência e da tecnologia nacional, estimulando estudos e pesquisas de brasileiros no exterior. Além disso, o programa oferece por até doze semanas, oportunidade de estudo a discentes brasileiros em universidades de excelência, bem como oferece a possibilidade de estágio programado de pesquisa ou inovação tecnológica em indústria, centro de pesquisa ou laboratório da própria universidade.
Serão contempladas as seguintes áreas e temas de estudo: engenharia, fármacos, produção agrícola sustentável, ciências exatas e da terra, tecnologia aeroespacial, biologia, ciências Biomédicas e da saúde, entre outras.
Inscrições
As inscrições são gratuitas e feitas, exclusivamente, pela internet, mediante o preenchimento do formulário de inscrição disponível no Portal da Mitacs.
Após a divulgação do resultado, o candidato pré-selecionado deverá se inscrever no Portal da Capes por meio de link de inscrições dentro do prazo estabelecido em comunicado divulgado pela Fundação, apresentando documentação obrigatória disponível no edital.
Requisitos
Candidatos interessados em participar da seleção devem cumprir aos seguintes requisitos, tais como:
- Estar matriculado em curso de nível superior nas áreas ou temas de interesse do programa;
- Ter nacionalidade brasileira;
- Ter obtido nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) igual ou superior a 600 pontos, em exames realizados a partir de 2009;
- Ter realizado no mínimo 60% e, no máximo, 90% do currículo previsto para seu curso;
- Não ter usufruído de bolsa de graduação sanduíche no exterior;
- Não receber bolsa ou benefício financeiro de outras entidades brasileiras para o mesmo objetivo;
- Residir no Brasil no momento da candidatura e durante todo o processo de seleção.
Os selecionados serão beneficiados com mensalidade por até três meses, auxílio deslocamento, monitoramento e serviços de aconselhamento, pagamento de taxas escolares e acadêmicas, seguro-saúde e alojamento.
O resultado está previsto para ser divulgado em janeiro de 2015 e as atividades iniciadas em maio/junho.
Fonte:
Fundação Capes
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















