Educação
Dia dos Profissionais de Nível Técnico é comemorado nesta terça (23)
Celebração
Nesta terça-feira (23), será celebrado o Dia Nacional dos Profissionais de Nivel Técnico. A Lei 11.940 de 2009 foi sancionada pelo então vice-Presidente da República, José Alencar Gomes da Silva, no exercício do cargo de Presidente da República. A iniciativa estabelece o ano de 2009 como o período da Educação Profissional e Tecnológica e o dia 23 de setembro como o Dia Nacional dos Profissionais de Nível Técnico.
A importância da formação de profissionais neste seguimento se dá pela contribuição com o desenvolvimento do País, em ritmo acelerado. O profissional de nível técnico é bem-vindo no mercado de trabalho devido seu modo dinâmico de trabalhar e por estar, de fato, capacitado para exercer suas atividades.
Formação de Profissionais
Reconhecendo a importância destes profissionais para o desenvolvimento do País, o governo investe na educação profissional, que traz oportunidades de emprego, promove o aperfeiçoamento científico e tecnológico e gera inclusão social. O ensino profissionalizante é um conceito que promove cursos voltados ao mercado de trabalho com o objetivo de formar trabalhadores com formação tecnológica.
Desde 2009, os Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), Unidades Descentralizadas de Ensino (Uneds), escolas agrotécnicas e escolas técnicas federais se uniram para formar a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que conta dezenas de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia presentes em todos os estados do país. Essa rede oferece qualificação profissional em diferentes níveis e modalidades. Desde cursos de ensino médio integrado à educação profissional até cursos superiores de tecnologia, licenciaturas e pós-graduação.
As escolas que compõem a rede são referência nacional na educação profissional. Elas qualificam seus alunos para os diversos setores da economia, na realização de pesquisa e desenvolvimento de novos processos, produtos e serviços em colaboração com o setor produtivo.
Clique aqui e conheça programas de profissionalização
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















