Educação
Ministro participa de webconferência sobre jornada integral nesta quinta (18)
Educação básica
O Ministro da Educação, Henrique Paim, conversará de Brasília (DF), via webconferência, no dia 18 de setembro de 15h às 17h, com os participantes da '1ª Ação Nacional Integrada de Formação para a Gestão e Execução do Programa Mais Educação'.
Serão duas horas de debates em que Paim, os dirigentes da Secretaria de Educação Básica (SEB) e o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Romeu Caputo, abordarão assuntos como avaliação e perspectivas do programa Mais Educação, execução e financiamento, formação para a gestão e prestação de contas. Haverá ainda espaço para perguntas de educadores, gestores, estudantes, pais e interessados no programa.
O convite para acompanhar a 47ª webconferência do Programa Mais Educação (PME) também se estende para todos os brasileiros interessados. Para participar, basta acessar o link da transmissão. É recomendado que os usuários utilizem o navegador Internet Explorer.
As perguntas devem ser enviadas antecipadamente para o endereço eletrônico educacaointegral@mec.gov.br. No campo assunto, é necessário escrever 47ª webconferência.
Objetivo
A 47ª webconferência integra as atividades da 1ª Ação, que acontece nos dias 18 e 19 de setembro, na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), em Recife (PE). O evento é uma promoção da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a Fundaj.
O objetivo do evento é propiciar a formação de gestores para a execução financeira e prestação de contas do programa Dinheiro Direto na Escola/Educação Integral. Além disso, atende a demanda das escolas do programa e das redes de ensino, a fim de atingir as escolas que ainda não ao programa de acesso à jornada integral por desconhecimento de sua dinâmica de financiamento e pedagógica.
O público de 175 participantes reunirá formadores e tutores da Formação pela Escola do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) , coordenadores do programa Mais Educação estaduais e municipais. Dentre esses também participam representantes de Comitês Territoriais de Educação Integral, indicações do CONSED e das seccionais da Undime.
A ação conta com apoio do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (CONSED) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), por meio de agenda construída pelas equipes executivas das entidades em questão.
“Sabemos que os técnicos e gestores enfrentam dificuldades tanto na execução do recurso, quanto na prestação de contas. Por essa razão, queremos instituir um processo continuado de formação para as pessoas que lidam com o programa”, afirma o coordenador do programa nacional de formação continuada a distância, Adalberto Domingos da Paz.
A intenção do FNDE, também neste evento, é estudar em conjunto e construir um módulo composto de material didático em versão online a ser disponibilizado no ambiente virtual de aprendizagem (Plataforma Moodle), para integrar o curso de capacitação a distância, disponível no site do Fundo.
Saiba mais
O Programa Mais Educação constitui-se como estratégia do Ministério da Educação (MEC) para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral.
As escolas das redes públicas de ensino estaduais, municipais e do Distrito Federal fazem a adesão a iniciativa, de acordo com o projeto educativo em curso, e optam por desenvolver atividades, tais como:
- Macrocampos de acompanhamento pedagógico;
- Educação ambiental;
- Esporte e lazer;
- Direitos humanos em educação;
- Cultura e artes e cultura digital;
- Promoção da saúde;
- Comunicação e uso de mídias;
- Investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.
Fontes:
Fundação Joaquim Nabuco
Ministério da Educação
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















