Educação
Plataforma de aprendizagem gratuita é lançada no Pará
Tecnologia e informação
Acontece nesta terça-feira (9), em Belém (PA), o lançamento da Plataforma Geekie Games, na Escola Anísio Teixeira. Com a ferramenta, os professores podem acompanhar o desempenho dos alunos, elaborar planos de aula, selecionar materiais e conhecer as características de aprendizado de cada um.
A plataforma pretende capacitar todo e qualquer aluno do Brasil para a prova do Enem. A ideia é proporcionar, principalmente aos alunos da rede pública, as mesmas condições de aprendizado.
O Geekie Games 2014 inicia com as Secretarias de Educação parceiras do Pará, Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.
“É a tecnologia agindo a favor da qualidade da educação. O Pará foi um dos primeiros estados do País que adotaram a plataforma GeekieGames como ferramenta de reforço ao conhecimento de alunos visando o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”, avalia o secretário de Educação do estado, José Seixas Lourenço.
Oficinas
O Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) de Belém receberá todas as terças e quintas-feiras três turmas de alunos do terceiro ano de várias escolas da rede para navegarem a plataforma. As oficinas têm duração de quatro horas.
“É uma poderosa ferramenta de suporte para os nossos alunos que estarão realizando o Enem. Auxilia o aluno verificando suas fragilidades e ensinando como melhorá-las”, define Marcelina Henriques Pereira, do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) - Belém.
Duas capacitações já foram realizadas dias 28 e 29 de agosto, no Núcleo de Tecnologia Educacional, com a oferta de 50 vagas - 25 para professores do NTE, na primeira formação; 10 para formadores do NTE e 15 para o ProEnem (15), na segunda capacitação.
Dinâmica
O estudante da escola pública já estará pré-cadastrado. Para participar, precisa confirmar o cadastro e poderá começar a usar a plataforma logo em seguida.
Em seu primeiro acesso, o aluno realiza um simulado diagnóstico em cada uma das áreas de conhecimento que o exame aborda. Com base nesse resultado, será traçado um perfil do nível de proficiência do estudante. A partir daí, a plataforma monta um plano de estudo para o aluno onde ao final, fará outro simulado e então outro plano de estudo será elaborado.
Teoria da Resposta ao Item
O Geekie Games cobre todas as áreas de conhecimento do Enem e auxilia o aluno em sua rotina de estudos. O MEC reconhece o Geekie Games como a única plataforma hoje no Brasil capaz de fornecer a nota Teoria da Resposta ao Item (TRI). Essa teoria é cada vez mais utilizada por especialistas e quantifica a avaliação educacional, pois permite a construção de escalas de habilidades calibradas.
Fonte:
Portal Brasil, com informações da Secretaria de Estado de Educação do Pará
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















