Educação
Conferência discute importância do software livre na sala de aula
Latinoware 2014
A importância do software livre disseminado para os estudantes da educação básica, técnica e tecnológica foi um dos temas discutidos na palestra ministrada nesta última quinta-feira (16), durante a 11ª Conferência Latino-americana de Software Livre (Latinoware 2014), no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu (PR).
O evento contou com a participação do professor do Instituto Federal de Goiás (IFG) e membro fundador da comunidade Anapolivre, Wendell Bento Geraldes.
Além de contar sobre a sua experiência na área, Geraldes lembrou que a utilização de ferramentas de software livre na sala de aula deve ultrapassar a questão financeira. “Muitos ainda têm em mente a economia em licenças de software. A ideia é muito maior que isso. É filosófica, ética e moral”, disse.
Ele também destacou a importância do compartilhamento de conhecimento visando uma educação mais eficiente: “Não podemos ser agentes passíveis da informação. Devemos promover uma educação diferente do convencional, mais prática e horizontal”, completou.
Capacitação
Outro ponto levantado durante a apresentação foi a contribuição do software para a formação de profissionais diferenciados para o exigente mercado de trabalho do futuro: “Estamos imersos no mundo cada vez mais digital e estes profissionais devem estar preparados para isso”, finalizou.
O Instituto Federal de Goiás (IFG) utiliza o software livre como atividade complementar e, nos últimos anos, desenvolveu uma série de ações relacionadas ao tema tanto para estudantes quanto para a comunidade, como o Festival Latino-Americano de Instalação de Software Livre (FLISOL), o Software Freedom Day e o Projeto CCSL (Centro de Competências de Software Livre).
Sobre o evento
A Latinoware 2014 que termina nesta sexta-feira (17), reuniu aproximadamente quatro mil participantes do Brasil, Paraguai, México, Venezuela, Argentina e Peru.
Na conferência promovida pela Itaipu, visitantes poderão conferir simulador de cabine de navio da Marinha do Brasil, oficina de robótica da Lego e a presença do designer brasileiro que reconstruiu digitalmente o rosto de Santo Antônio, em 3D.
"O evento se consolidou como um dos mais importantes e se consagrou na agenda da comunidade de código aberto na América Latina, em razão da enorme gama de produtos e serviços oferecidos e também da vasta oportunidade de negócios entre participantes e empresas”, afirmou o superintendente de Informática de Itaipu, José Washington Medeiros.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















