Educação
Enem 2014: Bom desempenho na redação exige alto nível argumentativo
Exame Nacional
Durante o domingo (9), mais de 8 milhões de candidatos farão as provas de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2014). Para alcançar um bom desempenho, o candidato deve elaborar um texto coeso com bom nível argumentativo.
Além disso, estudantes que organizarem bem o tempo de prova poderão se sobressair em relação aos demais candidatos. O participante terá 5h30 para resolver as questões objetivas e elaborar a redação, com caneta esferográfica de material transparente e tinta.
Regras
O texto deve ser dissertativo-argumentativo, com no máximo 30 linhas, desenvolvido a partir de uma situação-problema proposta e dos subsídios oferecidos sob a forma de textos motivadores.
Um texto é considerado dissertativo por discorrer sobre um assunto, descrevê-lo e explicá-lo. É também argumentativo por defender uma opinião e tentar convencer e cativar o leitor com argumentos.
As regras da prova devem ser seguidas com atenção. Entre os itens que podem levar à nota zero na redação estão:
- Não atender à proposta ou desenvolver outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo;
- Entregar a folha de redação sem texto escrito;
- Escrever até sete linhas, qualquer que seja o conteúdo;
- Escrever impropérios, fazer desenhos ou usar outras formas propositais de anulação;
- Desrespeitar os direitos humanos;
- Elaborar parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto.
Método de correção
Nesta edição, a redação será avaliada aplicando outros critérios em relação à prova objetiva. Para esta avaliação, dois profissionais atribuem uma nota que vai de zero até 200 em cada uma das cinco competências atribuídas.
Também serão avaliados o domínio da norma padrão da língua portuguesa, a compreensão da proposta da redação e também a seleção e organização das informações. Além disso, a argumentação e uma proposta de solução para os problemas abordados fazem parte dos critérios de correção.
Enem 2014
As provas acontecerão no dia 8 e 9 de novembro. No primeiro dia, será aplicada a prova de ciências humanas e ciências da natureza e suas tecnologias. A prova vai durar 4h30. Já no segundo dia de prova, os alunos responderão questões de linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática. A redação também será aplicada no dia 9. O tempo da prova será de 5h30.
O Enem de 2014 será realizado em 1.699 municípios. Nos dois dias de prova, os portões de acesso serão abertos às 12h e fechados às 13h, de acordo com o horário de Brasília.
Saiba mais
A nota do Enem pode ser usada para participar de vários programas, entre eles o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas no ensino superior público; o programa de acesso a universidades privadas, que disponibiliza bolsas em instituições particulares; e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que destina a estudantes vagas gratuitas em cursos técnicos.
O Enem é também pré-requisito para firmar contratos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para concorrer a bolsas de intercâmbio pelo Programa de mobilidade internacional.
Saiba mais sobre as provas de redação e línguas do #Enem http://t.co/Px60KPDuYa http://t.co/oHaLzbBGfu pic.twitter.com/cT4lvbb4hm
— ACS MEC (@MEC_Comunicacao) 3 novembro 2014
Portal Brasil com informações do Ministério da Educação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















