Educação
Enem 2014: Observar regras do exame é o primeiro passo para uma boa prova
Acesso ao ensino superior
É importante que os candidatos estejam atentos às regras do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste sábado (8), mais de 8,7 milhões de estudantes terão 4h30 para resolver as questões de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias.
Para participar do exame, o candidato deve portar apenas caneta preta e transparente, documento oficial com foto e cartão de confirmação de inscrição, itens que asseguram o ingresso do estudante na sala de prova.
As provas serão aplicadas também no domingo (9), em todos os 26 estados e o Distrito Federal. Serão 1.752 municípios participantes, totalizando 17.367 locais de aplicação.
Para o ministro da Educação, Henrique Paim, este é um momento muito importante para todos os participantes do Enem. “Cada um tem sua expectativa, cada um tem sua esperança de, a partir desse exame, ter um avanço social pela educação e crescer profissionalmente", afirmou durante entrevista coletiva concedida na última sexta (7).
O ministro também lembra aos candidatos sobre a importância de observar o horário de entrada no local de provas – 12h, horário de Brasília – e o início do exame, às 13h, também de acordo com o horário oficial.
Recomendações
É importante que os candidatos estejam atentos às regras do exame. Neste sábado, os participantes terão 4h30 para resolver as questões de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias.
No domingo (9), serão 5h30 para escrever a redação e resolver as questões de linguagens, códigos e suas tecnologias e de matemática e suas tecnologias.
Eliminação do candidato
Entre os materiais não permitidos estão lápis, borracha, lapiseira, caneta de material não transparente, livros e manuais, dispositivos eletrônicos, calculadoras, pen drives, mp3, tablets, relógios ou alarmes e receptores ou transmissores de mensagens.
Armas de qualquer espécie (mesmo com documento de porte), óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorros e similares) não serão permitidos nos locais de prova.

Os telefones celulares e outros equipamentos eletrônicos deverão ser desligados e guardados pelos participantes, em embalagem porta-objetos fornecida pelo aplicador na porta da sala de aplicação do exame. A embalagem deverá ser lacrada e mantida embaixo da carteira do participante até o final das provas.
A saída definitiva dos locais de prova está autorizada após duas horas do início do exame.
Confira a apresentação utilizada pelo ministro Henrique Paim durante entrevista coletiva.
Fonte:
Ministério da Educação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















