Educação
Capes WebTV retoma programação nas instituições participantes
Convergência digital
Com o fim do período eleitoral, a programação do sistema Capes WebTV, mídia exclusiva criada pela Fundação Capes, voltou a ser transmitida nas instituições que já fizeram adesão à ferramenta.
Com novo layout, a ferramenta tem o objetivo de difundir informações sobre pesquisas e pós-graduação no Brasil, promover o acesso e o uso do Portal de Periódicos por meio de veiculação de vídeos de treinamentos, além de funcionar como um canal de comunicação interna.
A Web TV funciona com um sistema semelhante ao das televisões disponíveis em saguões de aeroportos. O conteúdo é somente visual, não há emissão de sons.
Por meio dessa ferramenta, o sistema disponibiliza informações sobre editais de fomento à pesquisa, cooperação internacional, avaliação de cursos, bolsas no país e no exterior e outros assuntos de interesse da comunidade acadêmica, além de informações relacionadas ao Portal de Periódicos.
Na programação, há uma seção disponível exclusivamente para que as Instituições de Ensino Superior (IES) alimentem com notícias relevantes para o público da própria instituição. O sistema é disponibilizado gratuitamente para as IES assinantes do Portal de Periódicos da Capes.
Sobre o sistema
A Capes WebTV é uma mídia exclusiva criada direcionada para instituições e membros da comunidade acadêmico-científica brasileira. Constitui-se num sistema de comunicação e capacitação abrangente, que veicula conteúdo noticioso dentro dos campi universitários e promove o treinamento de usuários do Portal Periódicos Capes.
Para a implementação da Capes WebTV é necessário que a instituição disponibilize monitores e computadores com acesso à internet para receber e transmitir os conteúdos.
Saiba mais
As webTVs se centralizam no cenário da convergência e inovam ao trazerem canais que trabalham com público alvo específico e desafiam as corporações midiáticas a se modificarem.
Além disso, o surgimento desse formato forçou uma mudança estrutural na produção jornalística, exigindo: integração das redações jornalísticas antes agrupadas em canais de informação; profissionais polivalente, atentos às ferramentas multimídia e a estrutura narrativa específica de cada meio; conteúdos exclusivos que despertem a atenção do usuário e possibilidades de colaboração.
Tudo isso aliado a uma equipe especializada que elabore um projeto editorial criativo e original, que saia do padrão telejornalístico baseado no rigor formal e distanciamento com o público.
Além da noção de atualidade, as notícias na web devem seguir uma periodicidade e atratividade, inovando a partir de investimentos multimídia que despertem atenção do usuário para o novo, que só determinado canal de webjornal é capaz de oferecer.
As grandes empresas jornalísticas que investem nesse formato tendem a ganhar pela notoriedade e credibilidade informacional a frente de um veículo ainda em ascensão.
Fonte:
Portal Brasil com informações da Fundação Capes
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















