Educação
Manaus sedia 11º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude
Políticas Juvenis
Manaus (AM) esta sediando o 11º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude, que acontece desde o dia 18 e vai até o próximo domingo (25). Com o lema “No encontro das águas, partilhamos a vida, o pão e a utopia”, a abertura do evento, no último domingo, reuniu mais de 4 mil pessoas na praia da Ponta Negra.
O secretário nacional de Juventude, Gabriel Medina, participa nesta sexta-feira (23) do evento.
Na ocasião, o vice-presidente do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), Daniel Souza, lembrou da importância que a Pastoral da Juventude tem no debate e construção das políticas juvenis. “A PJ é uma escola de formação e debate de políticas públicas de juventude no Brasil”, afirmou.
Segundo os organizadores, mais de 600 jovens de todas as regiões do País participam do evento, que acontece a cada três anos. Este ano o encontro conta com 18 delegados regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e trouxe como novidade o “Ato Nacional pela Reforma Política” que aconteceu na última terça-feira (20).
Para a secretária nacional da Pastoral da Juventude, Aline Ogliari, a manifestação a favor da reforma é de extrema importância na mobilização dos jovens para a pauta política.
Segundo Medina, é preciso que a juventude se atente à necessidade de uma boa formação, para que se torne menos vulnerável no mercado de trabalho.
“O jovem de hoje busca autonomia e isso é muito positivo. Por outro lado, sabemos que quanto mais estudo você tem, melhor vai ser a sua inserção produtiva no mundo do trabalho”, afirmou.
Papa Francisco envia carta aos participantes da Pastoral
A Arquidiocese de Manaus divulgou, na quarta (21), a carta que o papa Francisco enviou à coordenação do 11º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude, que reúne em Manaus mais de 600 jovens de várias regiões do Brasil.
“A Igreja também ama vocês e por isso os peço que não se deixem abater pelas coisas que possam chegar a ouvir da juventude”, escreveu o papa. “Em todo o tempo histórico se falou pejorativamente dos jovens, mas também em todo tempo foi essa mesma juventude que dava testemunho de compromisso, fidelidade e alegria”, completou.
Francisco pediu que os jovens não percam a esperança e a utopia. “Vocês são os profetas da esperança, são o presente da sociedade e da nossa amada Igreja e por sobre todo são os que podem construir uma nova Civilização do amor”, disse.
Leia, na íntegra, Carta do Papa Francisco aos participantes do 11ENPJ.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















