Educação
Escola de Altos Estudos oferta curso na área de matemática
Apoio acadêmico
Entre 12 de fevereiro a 30 de março, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) ministrará o curso da Escola de Altos Estudos (EAE) "Dos artefatos aos instrumentos do trabalho matemático: a dualidade essencial instrumentação-instrumentalização", por Luc Trouche.
O curso, ofertado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC) da UFPE e pelo grupo de pesquisa LEMATEC, favorece o intercâmbio acadêmico internacional na área de ensino de ciências, matemática e tecnologia educativa e contribui para a formação de professores/pesquisadores qualificados para a área, promovendo não só a produção acadêmica como a formação de recursos humanos pós-graduados.
O objetivo é apresentar e discutir a problemática da integração das tecnologias da informação no ensino da matemática e das ciências, focando a questão do planejamento e da mediação do professor na perspectiva da modelização da atividade docente e da formação de professores.
Tecnologias Educativas Computacionais
O tema da integração das Tecnologias Educativas Computacionais tem recebido considerável destaque nas pesquisas realizadas no Brasil, especialmente na área da Educação Matemática. Assim, a proposta do curso contribuirá para a ampliação e profundidade da produção acadêmica relacionada ao ensino da matemática e das ciências na era digital.
Entre os pontos relevantes que farão parte das discussões promovidas por Luc Trouche, pode-se destacar a questão instrumental nos processos de aprendizagem em ambientes tecnológicos, os aportes da orquestração instrumental na análise da passagem dos instrumentos aos sistemas de instrumentos, entre outros.
O curso como está estruturado permitirá o desenvolvimento de capacidades, a consolidação e ampliação do pensamento crítico do professor e do pesquisador para melhorar a qualidade do ensino de matemática.
Os créditos a serem atribuídos e reconhecidos pelo aproveitamento acadêmico serão distribuídos para os cursos de mestrado e de doutorado em função da participação nas diversas atividades do curso da seguinte forma: participação nas conferências - 2 créditos; e participação nas conferências e trabalhos dirigidos - 4 créditos.
Acesse a programação e tenha mais informações sobre o curso.
Escola de Altos Estudos
A Escola de Altos Estudos consiste em atividade de cooperação acadêmico-internacional na forma de cursos de curta duração. Trata-se de uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para fomentar a cooperação acadêmica e o intercâmbio internacional em cursos e programas de pós-graduação stricto sensu.
O objetivo é trazer professores e pesquisadores estrangeiros de elevado conceito internacional para a realização de cursos monográficos, a fim de fortalecer, ampliar e qualificar os programas de pós-graduação de instituições brasileiras.
Parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), a EAE se desenvolve com recursos Capes, que são empregados em passagens aéreas, hospedagem e apoio operacional. Todos os cursos são documentados e passam a integrar o acervo da agência.
Os cursos ministrados pelos especialistas estrangeiros têm curta duração e somam créditos para o programa de pós-graduação dos participantes. A Capes incentiva à formação de consórcios entre universidades para ampliar o acesso aos eventos. Quando possível participar via internet ou teleconferência, o curso também deve contabilizar créditos.
Fonte:
Fundação Capes
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















