Educação
Museu do Homem do Nordeste realizará workshop em educação integral
Recife (PE)
Entre os dias 6 a 10 de abril, o Museu do Homem do Nordeste (Muhne), ligado à Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), em Recife (PE), realizará a segunda parte do workshop "Ação Educativa em museus comunitários e o Programa Mais Educação: intercâmbio de experiências e parcerias para a educação integral".
Na oportunidade, 20 representantes de iniciativas museológicas e museus comunitários da região Nordeste se reunirão com diretores e professores de escolas públicas, coordenadores de comitês territoriais do Mais Educação da mesma região e gestores públicos de Educação e Cultura.
Objetivo é trocar experiências, visando o diálogo sobre mecanismos e estratégias para a implantação de programas que integrem iniciativas museológicas de base comunitária às políticas de educação integral no Brasil.
A ação acontece no contexto do convênio entre o Ministério da Educação e a Unesco, com a contratação de consultoria especializada, com vistas ao fortalecimento da capacidade institucional da Fundaj no desenvolvimento de pesquisas na área de avaliação de políticas públicas em Educação e nos processos de preservação e ação educativa do Museu do Homem do Nordeste.
Ações desenvolvidas
A consultoria, em andamento, consiste em pesquisa-ação, com a identificação, mapeamento e análise das ações educativas em museus comunitários, bem como a sistematização dos resultados de escuta com os representantes das iniciativas museológicas reunidos presencialmente em momento anterior.
Reunidos irão perceber dificuldades e potencialidades na relação com a educação formal, e, neste segundo encontro, acontecerá a articulação entre essas organizações da sociedade civil e os agentes governamentais ligados ao Programa Mais Educação.
Um dos grandes desafios para este programa de integração de políticas é a criação de mecanismos que efetivem a participação de museus comunitários e das redes de memória social nos programas de educação integral das escolas brasileiras.
Desafios
Tendo em vista a quantidade e a diversidade de iniciativas museológicas em território nacional e a abrangência geográfica dos programas de educação integral no sistema escolar, a parceria entre museus e escolas pode revolucionar o quadro atual, favorecendo tanto as escolas do sistema público integradas ao Programa Mais Educação, quanto as iniciativas autogeridas de memória nas comunidades.
Integração
A integração de políticas de Educação e Cultura no âmbito do governo federal possibilita ganhos na eficiência e no alcance das ações.
A Fundação Joaquim Nabuco, com a missão de trabalhar na intersetorialidade entre educação e cultura, assume e busca consolidar o seu papel de órgão mediador, na construção de políticas públicas que integrem esses áreas no exercício da cidadania.
O Programa de Integração Museus Comunitários e Mais Educação do Museu do Homem do Nordeste, é parte integrante do Programa de Memória Social do Muhne, que articula pesquisas, comunicação e a ação educativa em ações voltadas para o campo da museologia social, atendendo às iniciativas comunitárias de memória.
Fonte:
Fundação Joaquim Nabuco
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















