Educação
“Gostaria de ser professor e dar mais qualidade de vida para minha família”
Oportunidade
Como muitos brasileiros, Ivanildo saiu há 11 anos do Nordeste para procurar uma vida melhor fora do seu estado. O salva-vidas de 30 anos prestou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para tentar melhorar as condições de vida de sua família.
Além de tentar o ingresso em várias universidades, o Enem possibilita ao candidato a entrada em projetos como o Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas de estudos de até 100% em faculdades particulares.
Atualmente, a renda da família de Ivanildo gira em torno de R$1500 para ele, a mulher e seus quatro filhos. “Quero ser professor de matemática de rede pública e espero conseguir uma bolsa para isso. É um sonho que eu tenho e espero conseguir com os projetos do governo”, disse.
O maranhense considera que o Enem e o ProUni foram algumas das formas de o governo dar mais oportunidades para pessoas com menos condições financeiras. “Sem eles, a maioria das pessoas que não fazia porque não podia pagar um cursinho particular. Hoje, com o Enem, ficou mais fácil entrar na universidade”.
Fonte:
Portal Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















