Educação
Candidatos fazem segunda prova do Enem neste domingo
Exame Nacional de Ensino Médio
Estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) fizeram, neste domingo (25), prova de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias e redação. O segundo dia de avaliação, com duração de 5 horas e 30 minutos, teve início a partir das 13h30, segundo o horário de Brasília (DF), e foi encerrado às 19h.
O tema da redação desta edição foi “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”, conforme divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no perfil da instituição no Twitter.
O assunto foi bem avaliado pelos participantes. A candidata Brenda Evangelista, de 22 anos, por exemplo, disse que citou um exemplo familiar. Ela acredita que o tema escolhido pode ter efeito pedagógico para os estudantes. “Existem muitas pessoas ignorantes nesse assunto. E é bom ver o que está acontecendo hoje em dia para que o futuro melhore”.
No sábado (24), os participantes fizeram as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos.
Não houve no primeiro dia incidentes que interferissem na aplicação do teste em 14.450 locais espalhados pelas 1.721 cidades brasileiras. No entanto, 365 candidatos eliminados por infringir as regras de segurança da prova, segundo balanço do Ministério da Educação.
O Enem é um mecanismo de democratização do acesso às políticas públicas de educação. Com a nota obtida no Enem, o estudante pode tentar uma vaga na educação superior por meio do programa Universidade para Todos (ProUni), que permite a estudantes brasileiros de baixa renda obter bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior.
O resultado também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras e ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Estudantes maiores de 18 anos podem também obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.
Fonte: MEC
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















