Educação
MEC assina acordo com instituição canadense
Idiomas sem Fronteiras
O Ministério da Educação assinou acordo de cooperação técnica com a instituição canadense Language Canada para implementar o programa "Idiomas sem Fronteiras" nos dois países. O aperfeiçoamento do ensino e da aprendizagem das línguas inglesa e francesa no Brasil, assim como da língua portuguesa do Brasil no Canadá, é um dos pontos estabelecidos no documento.
O ministro Aloizio Mercadante elogiou os avanços que o programa Idiomas sem Fronteiras, lançado em 2012, alcançou. À época do lançamento, as ações se concentravam no ensino de inglês e, de lá para cá, incluiu francês, italiano, japonês, mandarim, alemão e espanhol.
Internacionalização
Aloizio Mercadante frisou a importância de as universidades brasileiras se internacionalizarem. Ele chamou atenção para a Universidade em Rede, que deve ser criada entre Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, países que formam o bloco do Brics.
Segundo Mercadante, os melhores programas de pós-graduação estão sendo selecionados para que sejam concedidas bolsas de mestrado e doutorado nas áreas de economia; energia; tecnologia e segurança da informação; mudanças climáticas e efeito estufa; recursos hídricos e poluição.
“Cada aluno será orientado por um professor brasileiro e por outro de um país que integra o Brics. E todos farão experiência presencial nesses países no doutorado. Esses programas de pós-graduação serão todos em inglês”, exemplificou.
O programa Idiomas sem Fronteiras promove a inclusão de estudantes brasileiros para que adquiram proficiência em línguas estrangeiras para que, assim, possam estudar fora do País por meio do Ciência sem Fronteiras. De 2012 para cá, foram ofertadas 1 milhão de vagas pelo Sistema de Gestão Idiomas sem Fronteiras pelas instituições parceiras do programa.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Educação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















