Educação
Prova de habilidades clínicas para revalidação de diplomas tem novas datas
Exame
As provas de habilidades clínicas do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras (Revalida) serão aplicadas em 30 e 31 de janeiro de 2016. Essa será a segunda etapa do exame, destinado ao reconhecimento de diplomas de medicina emitidos por instituições de ensino de outros países. Pelas previsões iniciais, essa etapa seria realizada neste sábado, 28 de novembro, e no domingo, 29.
As provas dessa etapa, que avaliam as habilidades clínicas em situações reais de atendimento médico, serão aplicadas em cinco locais, a serem divulgados na página do exame na internet. Os participantes aprovados na primeira etapa, realizada no início deste mês, podem escolher a cidade, conforme as opções disponíveis. As vagas serão preenchidas de acordo com o limite da capacidade de cada local de prova.
Para atuar como médico no Brasil, o estudante formado no exterior precisa revalidar o diploma. O Revalida simplifica o processo de reconhecimento dos diplomas de medicina emitidos por instituições de ensino estrangeiras. Sua implementação está sob a responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). O exame reconhece a autonomia das instituições de educação superior, que podem fazer a adesão ao processo no Ministério da Educação.
A divulgação dos resultados individuais da primeira etapa e dos gabaritos oficiais preliminares está prevista para o dia 4 de dezembro, na página de inscrição do Revalida. O resultado final do exame deve ser divulgado em 14 de março de 2016, também na página de inscrição do exame.
A retificação do Edital do Inep nº 18/2015, com as novas datas das provas de habilidades clínicas do Revalida, foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 27.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Inep
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















