Educação
Soja enriquece merenda em escola da Bahia
Receita criativa
Uma mistura bem temperada de soja, frango e verduras variadas é a nova invenção de sucesso da merendeira Cláudia Antônia Bispo dos Santos, 44. Ela trabalha na Escola Municipal Francisco Leite, em Salvador, onde cerca de 850 alunos recebem diariamente uma alimentação balanceada.
O enroladão saudável, aprovado por alunos e professores, é um dos finalistas do concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar. Promovido pelo Ministério da Educação, em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o concurso celebra os 60 anos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
A receita leva, entre outros ingredientes, soja, frango, tomate, pimentão, cebola e cenoura. Clique aqui para conhecer todas as receitas que estão na fase final da competição.
“Eu me sinto muito feliz por expressar meu trabalho através das minhas receitas”, diz Cláudia. “Com essa merenda, eu achei que mudou tudo por aqui. Os meninos não comiam soja nem verdura e agora comem.”.
Para a merendeira, a escola é um local privilegiado para formação de bons hábitos, principalmente quando se trata de crianças. “A maioria das crianças tem muita dificuldade de comer, o que muitas vezes vem de família”, afirma. “Aqui na escola, ensinamos os meninos a comer de tudo um pouco, variamos as verduras e até o jeito de cortar.”
De acordo com as normas do Pnae, uma alimentação saudável requer multidiversidade de ingredientes. O equilíbrio entre carboidratos, proteínas, fibras, vitaminas e minerais é fundamental para suprir as necessidades nutricionais de cada faixa etária.
Nesta quarta-feira (27) será realizada a "prova de fogo", quando as merendeiras vão preparar suas receitas e apresentar a atividade de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) para um júri composto por 5 membros: um chef de cozinha, uma nutricionista, um conselheiro de alimentação escolar, uma aluna da rede pública e um convidado de instituição parceira do Concurso. Além dos critérios considerados nas etapas anteriores (viabilidade na alimentação escolar, valorização de hábitos locais, criatividade, atividade de EAN), serão avaliados também os aspectos sensoriais, tais como apresentação, aroma, sabor, textura e cor.
E, finalmente, no dia 28 o Brasil conhecerá as cinco vencedoras do 1º Concurso Nacional das "Melhores Receitas da Alimentação Escolar", uma em cada região do País.
Fonte: Portal Brasil, com informações do FNDE
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















