Educação
Educação em tempo integral chega à fronteira do Brasil com a Colômbia
Qualidade
A primeira escola em tempo integral do município de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, foi inaugurada no último sábado (19). O Centro de Educação Pedro Fukuyei Yamaguchi Ferreira vai atender 960 alunos no primeiro ano de funcionamento. A obra, concluída em janeiro, recebeu recursos do Ministério da Educação e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
O centro de educação de São Gabriel da Cachoeira passa a fazer parte das 58,6 mil escolas em todo o País beneficiadas com programas como o Mais Educação. A estrutura do local conta com 24 salas de aulas climatizadas, laboratórios de informática e de ciências. O espaço dispõe também de biblioteca, piscina semiolímpica, campo de futebol e quadra poliesportiva, além de refeitório e banheiros com acessibilidade para estudantes com necessidades especiais.
Com a educação em tempo integral, o governo quer ampliar a qualidade da educação, corrigir a distorção idade-série, além de evitar a evasão. O investimento vai ao encontro do Plano Nacional de Educação (PNE), que propõe que o País chegue até 2024 com 50% das escolas em tempo integral.
Indígenas
A inauguração da escola contou com a presença de indígenas de diversas etnias, além de autoridades locais. O nome da escola é uma homenagem ao advogado Pedro Fukuyei Yamaguchi Ferreira, pelos serviços sociais prestados aos povos indígenas da região.
O município de São Gabriel da Cachoeira está situado no extremo noroeste do Brasil. É rico em cultura indígena e tem uma população de 43 mil habitantes.
Nos próximos meses, Humaitá, Borba, Coari, Presidente Figueiredo, Careiro Castanho e Fonte Boa também terão escolas em tempo integral, segundo a Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Educação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















