Educação
Pronatec certifica 230 alunos em Conceição de Coité, na Bahia
Inclusão
Esta sexta-feira (1º) foi um dia de comemoração para 230 pessoas de baixa renda de Conceição de Coité (BA). Eles estudaram em 16 diferentes cursos ofertados pelo Senac e Senai por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Ministério da Educação, e receberam seus certificados de qualificação profissional.
Desde 2013, mais de 1,2 mil moradores da cidade baiana passaram por cursos que levaram à inserção no mercado de trabalho. “É uma oportunidade de transformação de vidas”, afirma o coordenador do Centro de Qualificação Coiteense (CQC), Marciel Mascarenhas.
“Estruturamos laboratório de informática e de beleza e temos duas salas de aula, em ambiente climatizado, com recursos do IGD Bolsa Família”, conta Mascarenhas. O Índice de Gestão Descentralizada (IGD) verifica a qualidade de gestão do Cadastro Único e do Bolsa Família. Quanto melhor o indicador, mais recursos as prefeituras e governos Estaduais recebem do governo federal.
De acordo com o diretor de Inclusão Produtiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Luiz Müller, os formandos passaram por cursos de operador de empilhadeira, eletricista predial, manicure, pedicure, garçom, curso de informática para a terceira idade, entre outros. “Vários já estão contratados por empresas da cidade e outros se formalizaram como microempreendedores individuais.”
De 2011 a 2015, o Pronatec registrou 9,4 milhões de matrículas entre cursos técnicos e de qualificação profissional. Em 2015, foram 1,3 milhão de matrículas, sendo os cursos técnicos mais procurados: técnico em informática, técnico em segurança do trabalho e técnico em logística. Na parte dos cursos de qualificação profissional, os mais requisitados foram operador de computador, assistente administrativo e horticultor orgânico.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















