Educação
Capes renova 28 projetos de pesquisa em parceria com França e Argentina
Pós-graduação
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou nesta terça-feira (21), a renovação de projetos de pesquisa de cooperação internacional com a Argentina e a França. Os acordos internacionais já estavam em vigor e precisavam ser revalidados para que as pesquisas pudessem continuar.
Ao todo, foram renovados 28 projetos de pesquisa no âmbito dos seguintes programas: Cooperação Internacional Centros Associados da Pós-Graduação Brasil-Argentina (CAPG-BA), Cooperação Internacional Centros Associados para o Fortalecimento da Pós-Graduação Brasil-Argentina (CAFP-BA), Capes/MATH-AmSud e Capes/STIC-AmSud.
Parceria com Argentina
O programa CAPG-BA incentiva a co-orientação de teses de doutorado, assim como a dupla diplomação, com participação ativa dos docentes-pesquisadores nos programas de pós-graduação de ambos os países. O programa almeja ainda fomentar o intercâmbio de estudantes de pós-graduação entre os países e o aperfeiçoamento de docentes, pesquisadores e professores visitantes por quatro anos.
O programa CAFP-BA consiste na associação acadêmica por meio de parceria universitária, entre pelo menos uma instituição de ensino superior brasileira e uma argentina, para o fortalecimento de cursos de pós-graduação nos dois países.
Parceria da América Sul com a França
Os programas Capes/MATH-AmSud e Capes/STIC-AmSud são iniciativas de cooperação francesa com Argentina, Brasil, Chile, Peru e Uruguai e tem como objetivo fortalecer a colaboração e a criação de redes de pesquisa no domínio da matemática e das ciências e tecnologias da informação e da comunicação entre sul-americanos e franceses.
Os projetos preveem a realização de quatro missões de pesquisa entre os grupos participantes, incluindo a realização de oficinas e cursos de curta duração que permitam a participação de professores e estudantes. As atividades de pesquisa começam em novembro deste ano.
Financiamento
As atividades realizadas nos projetos são custeadas por meio do financiamento de bolsas de estudo, custeio de diárias, de seguro saúde, de auxílio instalação, de transporte aéreo e auxílio deslocamento para docentes e discentes e variam de R$1,5 mil a R$8,9 mil, conforme a modalidade e o nível acadêmico.
Fonte: Portal Brasil, com informações da Capes
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















