Esporte
Belo Horizonte
A previsão é que, após as reformas para adaptação às exigências da Fifa, o Mineirão deixe de apresentar problemas de visualização do gramado
A Cidade de Minas foi fundada em 12 de dezembro de 1897 e seu povoamento deu-se por meio de incentivos do governo, que concedeu gratuitamente lotes de terra e ajuda na construção de moradias. Foi nesse período que passou a ser a nova capital de Minas Gerais, que antes era Mariana.
Só em 1906, a Cidade de Minas passou a se chamar Belo Horizonte. Nessa época, era prevista uma grande expansão industrial, o que impulsionou o comércio e a prestação de serviços. Primeira cidade planejada do Brasil, Belo Horizonte tornou-se uma metrópole com amplas avenidas, ruas arborizadas e traços arquitetônicos incomuns – destaque para os conjuntos da Praça da Liberdade e da Pampulha.
No decorrer do século 20, BH cresceu a ponto de exceder os limites planejados da Avenida do Contorno e as fronteiras municipais. Hoje, a Grande Belo Horizonte compreende 33 municípios. A capital mineira é emoldurada pelas montanhas da Serra do Curral. A vida noturna é um dos destaques de BH: é considerada a cidade brasileira com maior número de bares por habitante.
A parte cultural também não deixa a desejar, com museus dedicados a diversos temas, dentre os quais, artes e história natural. Além disso, a capital mineira destaca-se na indústria automobilística e de autopeças, siderurgia, eletrônica e construção civil.
Belo Horizonte é classificada uma metrópole dinâmica com 2,5 milhões de habitantes. Considerando-se os municípios que formam a Região Metropolitana, essa população sobe para 4 milhões de habitantes, de acordo com o censo de 2000 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Os setores da construção civil, da siderurgia, da mineração, de eletroeletrônica, automobilística e de autopeças destacam-se em Minas Gerais. A indústria de calçados também é bastante relevante. Somente no eixo Belo Horizonte-Contagem são produzidos 350 mil pares diariamente.
BH também sedia rotineiramente congressos, seminários, encontros e festivais. Possui uma economia desenvolvida e já foi sede de importantes eventos internacionais, como Ecolatina, Encontro das Américas e Encontro Econômico Brasil-Alemanha.
Belo Horizonte conta com uma infraestrutura de 36 teatros, 54 salas de cinema e mais de 30 galerias de arte. Além disso, 18 museus recontam a vida da capital e do Estado de Minas Gerais, e expõe objetos de grande valor histórico e cultural. A capital mineira realiza, durante o ano, inúmeros festivais internacionais, com destaque para o de teatro e a dança. Essa efervescência cultural também é encontrada na gastronomia.
A cachaça, aguardente de cana-de-açúcar, é um produto tradicional de Minas Gerais, famosa no Brasil e no mundo. A vasta culinária mineira – como o tutu de feijão com torresmo, galinha ao molho pardo e leitão a pururuca – é preparada no típico fogão a lenha, muito difundido na região.
Atrações
BH conta uma grande rede hoteleira, restaurantes requintados, bares variados, centros de convenções, aeroportos e vida noturna. Os principais pontos turísticos são o conjunto arquitetônico e a lagoa da Pampulha, o comércio e a vida noturna do bairro Savassi, o Mercado Central de Belo Horizonte e a Feira Hippie da Afonso Pena.
Dados gerais
Fundação: 12 de dezembro de 1897
Área: 330,954 km²
População: 2,4 milhões de habitantes
Densidade: 7.290,8 hab/km²
Produto Interno Bruto (PIB): R$ 32.725.361 mil
Principais times de futebol: Atlético-MG, Cruzeiro e América Mineiro
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















