Esporte
Natal
Em toda sua extensão, o litoral da capital potiguar oferece mais de 150 praias de belezas incomparáveis
Em 1530, o território brasileiro, então dominado pela corte portuguesa, foi dividido em capitanias hereditárias. Uma dessas capitanias, que hoje corresponde ao Estado do Rio Grande do Norte, na ocasião, foi concedida a João de Barros e Aires da Cunha. Porém, a colonização dessas terras só ocorreu cinco anos depois, com a chegada da primeira expedição portuguesa enviada ao Brasil.
Cerca de 60 anos mais tarde, uma nova expedição portuguesa chega ao Brasil para expulsar de vez os franceses e reconquistar a capitania. Para se defender do ataque de franceses e índios que viviam no local, os portugueses construíram um forte, chamado de Fortaleza dos Reis Magos em homenagem ao Dia de Reis, data de quando foi iniciada a obra.
Com a conclusão do forte, formou-se o primeiro povoado da capitania, chamado de Cidade dos Reis e, futuramente, de Cidade do Natal. A origem do nome da cidade tem duas versões: dia que a esquadra entrou na barra do Potengi ou ainda a data da demarcação de sua terra, realizada por Jerônimo de Albuquerque em 25 de dezembro de 1599.
Hoje, Natal é a porta de entrada das Américas, a capital brasileira mais próxima da Europa e da África. Em 2005, foi considerada a cidade mais tranquila do Brasil, de acordo com uma pesquisa do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea).
Uma das principais atividades econômicas de Natal é o turismo, que junto com a exploração de petróleo e sal, sustentam a economia da cidade. Produtos de exportação, como café, cana-de-açúcar, coco e camarão, também favorecem o setor econômico.
A hotelaria também é um dos destaques da capital potiguar. Natal aparece no censo qualitativo da hotelaria brasileira em oitava posição quanto à disponibilidade de hotéis, com 1,2% do mercado nacional.
Atrações
O Centro de Turismo de Natal, uma antiga casa de detenção do século 19 transformada em mercado de artesanatos da região, é destino certo para turistas brasileiros e estrangeiros que visitam a capital potiguar.
Outra atração interessante é a Barreira do Inferno, a única base de lançamento de foguetes do Brasil, que oferece visitas guiadas agendadas a suas instalações. Câmara Cascudo, famoso cronista e crítico literário de Natal, possui dois acervos em sua homenagem: o Memorial Câmara Cascudo, onde está documentada sua vida e obra; e a Casa de Câmara Cascudo, onde viveu a maior parte de sua vida e que hoje guarda móveis e objetos pessoais do escritor.
Fator de deslumbramento para visitantes estrangeiros e brasileiros são os 400 quilômetros de costa atlântica do Rio Grande do Norte, com destaque para dunas paradisíacas.
Natal conta com inúmeras praias caracterizadas por dunas e muito verde. Nelas, uma das principais atrações turísticas é o passeio de buggy, que leva a cenários paradisíacos.
Entre as praias de maior destaque estão Ponta Negra, Via Costeira, Areia Preta, Praia dos Artistas, do Forte e Redinha. Cada uma com belezas particulares, elas ainda possibilitam aos turistas práticas como o mergulho, o surfe, a vela, o windsurfe e o kitesurfe.
Dados gerais
Fundação: 25 de dezembro de 1599
Área: 170 Km²
Densidade: 4.734,07 hab/km²
Produto Interno Bruto (PIB): R$ 7.508.466 mil
Principais times de futebol: América-RN e ABC
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















