Esporte
Recife
Vista aérea de Olinda com Recife ao fundo. Olinda é uma das mais bem preservadas cidades coloniais do Brasil. Foi declarada em 1982 pela Unesco Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade
A capital do Estado de Pernambuco, fundada em 1537, surgiu com o Porto de Recife, na forma de um pequeno povoado com casas de palha, habitado por marinheiros, pescadores e carregadores que trabalhavam no local.
Com praias de águas mornas e um famoso centro cultural, Recife atrai visitantes durante todo o ano, mas especialmente no Carnaval, época em que turistas brasileiros e estrangeiros procuram uma das festas mais famosas do País. Hoje, é considerado um dos maiores centros de produção artística e cultural do Nordeste.
A cidade possui uma boa infraestrutura, com grande variedade de hotéis e restaurantes. Recife também conta com um moderno aeroporto internacional, além de porto, terminal rodoviário integrado e shoppings, além do Centro de Convenções de Pernambuco, um dos maiores e mais bem estruturados do País.
A economia da cidade é baseada no setor terciário, que envolve atividades comerciais e a prestação de serviços, respondendo por 95% da riqueza gerada na região. Sofrendo grande influencia do setor informal, Recife possui um grande número de micro e pequenas empresas prestadoras de serviços, que representam um papel importante para a economia pernambucana. Recife também é um polo universitário e se destaca nas áreas de tecnologia da informação, medicina e serviços técnicos especializados.
Canais
Situado na confluência de vários rios, bem abaixo do nível do mar e com consideráveis índices pluviométricos, Recife caracteriza-se pela presença de aproximadamente 100 quilômetros de canais que atravessam o território em várias direções. A cidade é conhecida popularmente como “Veneza brasileira”, em referência à tradicional cidade italiana. São 67 canais que deságuam em cinco bacias de concentração (Bacia do Rio Capibaribe, Rio Tejipió, Rio Jordão, Rio Jiquiá e Rio Beberibe).
A riqueza de culturas e a miscigenação criaram uma culinária típica em Recife. Dois ingredientes que merecem destaque são o azeite de dendê e o leite de coco, presentes em muitas das receitas tradicionais da região. Entre os mais pedidos nos restaurantes locais estão as moquecas, o bobo de camarão, a carne de sol, a carne seca e o feijão verde.
Uma das manifestações culturais locais típicas é o frevo. Especialmente durante o Carnaval, em que as pessoas tomam as ruas da cidade, a dança é praticada pelos foliões fantasiados com vestimentas coloridas e com suas sombrinhas nas mãos. Além disso, outro ponto que merece destaque são os tradicionais bonecos de Olinda, que saem em meio às festividades, com o seu típico movimento de vai e vem.
Dados Gerais
Fundação: 12 de março de 1537
Área: 219,493 km2
Densidade: 7.180,2 hab/km²
Produto Interno Bruto (PIB): R$ 18.318.451 mil
Principais times de futebol: Sport, Náutico e Santa Cruz
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


















