Esporte
Acordo dá início aos trabalhos de criação do Parque Olímpico da Barra da Tijuca
A proposta de construir o Parque Olímpico da Barra da Tijuca, em uma área de 1,6 milhão de metros quadrados no Rio de Janeiro foi firmada na quarta-feira (29), por meio de um acordo técnico entre o Ministério do Esporte, o governo do estado do Rio de Janeiro, a prefeitura da cidade do Rio, o Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016, o Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) e o Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
O termo de cooperação técnica prevê a elaboração de estudos e projetos que orientem a instalação do parque. Na proposta inicial, o local abrigará as instalações esportivas e não-esportivas relacionadas aos Jogos de 2016 no Rio de Janeiro, localizadas na região da Barra — incluindo a Vila Olímpica, a Vila de Mídia e os Centros de Imprensa e de Transmissão dos Jogos.
O futuro espaço inclui também a instalação do Centro Olímpico de Treinamento (COT), cuja construção deve ser realizada na área que atualmente ocupada pelo autódromo de Jacarepaguá.
No encontro para a assinatura do termo, o secretário nacional de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser, explicou que o COT estará organizado em dois campi, abarcando também o atual Complexo Esportivo de Deodoro e o futuro Parque Radical, também em Deodoro, que será construído para abrigar competições do Rio 2016 e, que posteriormente, se tornará um centro esportivo de alto rendimento e de lazer. “O conceito do COT é de instalações integradas por meio de programas articulados e alto padrão de treinamento e de serviços”, esclarece o secretário.
Concurso de arquitetura vai escolher projeto do Parque Olímpico
O encontro da quarta-feira também serviu para lançar a proposta de um concurso público internacional de arquitetura para seleção do projeto geral do Parque Olímpico. A prefeitura do Rio de Janeiro e o Instituto de Arquitetos do Brasil firmaram o compromisso, cujo objetivo será o de “selecionar o melhor estudo preliminar e a melhor equipe para projetar o Plano Geral do Parque Olímpico da Barra da Tijuca garantindo a excelência funcional e operacional e a qualidade espacial da área”.
Na primeira fase, entre 15 de janeiro e 21 de março de 2011, haverá avaliação de portfólio e qualificação de oito equipes. Na segunda, entre 21 de março e 4 de junho, ocorrerá o concurso de projetos e a escolha do melhor plano geral. A seleção do projeto vencedor ocorrerá entre 4 e 29 de junho de 2011.
“A partir do resultado do concurso, o Ministério do Esporte vai fazer licitações públicas para obter os projetos de construção das instalações esportivas do Parque Olímpico e de estruturas de apoio”, reitera Leyser.
Fonte:
Ministério do Esporte
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















