Esporte
Representantes do setor turístico debatem ações da área para Copa do Mundo
Representantes do segmento turístico debateram, em audiência pública da Comissão de Turismo, Desporto e Lazer da Câmara dos Deputados, a qualificação profissional para a Copa do Mundo de 2014. Entidades que representam os empresários e os trabalhadores expuseram, na quarta-feira (26), os principais desafios e programas em andamento para receber bem os viajantes do Brasil e do exterior.
O programa do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para a Copa do Mundo pretende formar um milhão de pessoas em áreas técnicas até 2014. A presidenta Dilma Rousseff sancionou o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), na quarta-feira, que somente via Senac vai ter cerca de 325 mil vagas ofertadas em 2011 e 2012.
O gerente de projetos estratégicos do órgão, Antônio Henrique Borges, ressaltou a importância do Mundial para a abertura da cadeia produtiva do turismo. “Acho importante termos uma visão mais voltada para o setor turístico e colocá-lo como a matriz de desenvolvimento, pois envolve desde os adereços das torcidas até as casas de câmbio, e no que for possível temos que valorizar a produção local. Esse olhar amplo do turismo vai permitir que aproveitemos as oportunidades”.
O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Enrico Fermi Torquato, afirmou que a qualificação periférica é a principal preocupação da entidade. “Essas são atividades que dizem respeito ao comportamento e ao relacionamento dos trabalhadores com os turistas, pois o nosso público está empregado e já desempenha as atividades fins”, explicou.
A ABIH oferece curso de 200 horas, semipresencial, que deve capacitar 80 mil profissionais até 2014. “Queremos que o profissional seja um centro de informações turísticas, muitos deles não conhecem o potencial de sua região, portanto, temos que qualificá-lo com esse conhecimento”, destacou Torquato. A contrapartida dos empresários do setor hoteleiro é a oferta do ambiente virtual para os cursos durante o período de trabalho.
O Brasil conta com 1,1 milhão de apartamentos (ou 2,42 milhões de leitos) em 25,5 mil meios de hospedagem, com média de ocupação de 50% dos leitos.
Fonte:
Portal da Copa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















