Esporte
Em balanço, ministro do Esporte afirma que obras nos estádios estão em dia
O ministro Aldo Rebelo apresentou, em coletiva na tarde desta quinta-feira (22), um balanço da gestão à frente do Ministério do Esporte e dos preparativos para a Copa do Mundo Fifa Brasil 2014 e para os Jogos Olímpicos 2016. Sobre o andamento das obras e os alertas em relação a atrasos na mobilidade urbana, Aldo afirmou que a reforma e construção dos estádios estão em dia e que obras viárias sendo inauguradas. “Os estádios estão sendo preparados para sediarmos a melhor Copa do Mundo. Mas isso não significa que não estaríamos prontos para realizar um grande evento antes disso”, reforçou Aldo.
“Só na cidade de São Paulo teremos três estádios que correspondem aos requisitos da Fifa: o Itaquerão, o Palestra Itália e o Morumbi. Alguns inclusive com parte inaugurada, como o Castelão (em Fortaleza), que já está acolhendo três secretarias com mais de 600 funcionários trabalhando”, explicou. O estádio do Internacional, em Porto Alegre, segundo ele, também que teve o acordo com a construtora aprovado pelo clube. “No caso do Beira-Rio, o presidente assegurou que as obras serão reiniciadas em janeiro de 2012. O Internacional acolherá um dos grupos do Mundial com toda certeza”, disse.
Ingressos
O ministro ainda falou sobre a criação da categoria 4, que oferecerá ingressos mais baratos durante o Mundial. “No caso dos idosos, há um estatuto, ou seja uma norma nacional que disciplina o direito deles no acesso aos espetáculos. E, no caso dos estudantes, há uma legislação fragmentária que concede direito de meia-entrada. Mas existem duas categorias que não têm esses direitos normatizados, porque não são categorias fortes na sociedade, apesar de numerosas. São as comunidades indígenas e os beneficiários do Bolsa-Família”, lembrou.
Para o ministro, é preciso buscare uma solução para que esses dois públicos tenham acesso aos jogos. “Para eles fica difícil dispor de R$ 50, R$ 100 para destinar a um jogo de futebol. E todos os envolvidos se mostraram compreensivos com essa questão. Pedimos para o Comitê Organizador e um ou outro patrocinador pensarem nisso e fazerem um esforço nesse sentido”, concluiu.
Fonte:
Portal da Copa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















