Esporte
Prêmio Brasil Olímpico consagra Cesar Cielo e Fabiana Murer como melhores atletas de 2011
Cesar Cielo, da natação, e Fabiana Murer, do salto com vara, foram escolhidos nessa segunda-feira (19) os melhores atletas brasileiros de 2011. Em cerimônia realizada no Theatro Municipal, no Rio de Janeiro, eles receberam o Prêmio Brasil Olímpico das mãos do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman.
A festa do COB premiou Cielo pela terceira vez - ele havia conquistado o troféu em 2008 e 2009 - e deu o bicampeonato a Fabiana Murer. A escolha levou em conta os votos de um colégio eleitoral e do público, via internet.
Em 2011, a saltadora conquistou o primeiro titulo mundial do atletismo brasileiro, obtido em Daegu, na Coréia do Sul. Ela alcançou 4m85, a segunda melhor marca do ano. Nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, ela ficou com a medalha de prata, com 4m70. Ao agradecer o prêmio, a atleta afirmou que 2012 será especial: "Teremos um ano muito importante, já que se trata de um ano olímpico. Já voltei a treinar e vou usar toda a minha força de vontade para buscar essa medalha em Londres".
Maior nome da história da natação brasileira, Cesar Cielo foi campeão mundial este ano nos 50m livre e 50m borboleta, em Xangai, China. No Pan de Guadalajara, conquistou quatro medalhas de ouro para o Brasil: 50m livre, 100m livre, 4 x 100m livre e 4 x 100m medley. "Foi um ano de muita superação e novos desafios em minha carreira. A gente cai no buraco e fica difícil enxergar fora dele", disse Cielo, recordando a acusação de doping. Ele acabou sendo inocentado pela Corte Arbitral do Esporte (CAS). "Minha fé me segurou. Tudo o que passei vai servir de aprendizado para o ano que vem, quando vou defender meu título olímpico. Esse prêmio era o carinho que faltava para eu saber que estou de volta."
O Prêmio Brasil Olímpico destacou os melhores atletas do ano por modalidade. Entre os escolhidos, 18 são contemplados pelo programa Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte. Também concorreram a Melhor Atleta do Ano a bolsista Fabiana Beltrame, campeã mundial de remo, Maurren Maggi (salto em distância), Diego Hypólito (ginástica artística) e Emanuel Rego (vôlei de praia).
A escolha dos melhores atletas em cada uma das 47 modalidades olímpicas e pan-americanas foi realizada por um júri composto por jornalistas, dirigentes, ex-atletas e personalidades do esporte. Esses votos tiveram 50% de peso na eleição final, após computados os votos dos internautas. Confira os melhores de 2011 em cada modalidade:
Fonte:
Ministério do Esporte
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















