Esporte
Bola da Copa do Mundo de 2014 se chamará Brazuca
Mundial
A bola da Copa do Mundo de 2014 já tem nome: Brazuca. O Comitê Organizador Local (COL), a Fifa e a Adidas, um dos patrocinadores oficiais do Mundial, revelaram nesse domingo (2) o resultado da votação para a escolha do nome da bola.
Esta foi a primeira vez que os torcedores puderam opinar sobre o nome da bola oficial, cujas opções eram: Bossa Nova, Brazuca e Carnavalesca. A enquete, que durou três semanas, teve mais de um milhão de participantes. Destes, 77,8% votaram no nome Brazuca; 14,6% preferiram Bossa Nova; e 7,6% dos internautas escolheram o nome Carnavalesca.
A lista de nomes foi inspirada em elementos da cultura brasileira e, segundo a federação, o termo escolhido - Brazuca - além de informal, é utilizado pelos brasileiros para descrever o orgulho nacional pelo estilo de vida do País, simbolizando emoção, orgulho e boa vontade, de forma semelhante à abordagem local ao futebol.
O secretário geral da Fifa, Jérôme Valcke afirmou estar feliz com a participação dos torcedores brasileiros na escolha do nome de um dos símbolos mais importantes do evento. “Tenho certeza que a bola Brazuca entrará para a história junto com outras famosas bolas de futebol da Copa do Mundo, como a Tango, utilizada em 1978 na Argentina, e a Azteca, que esteve em jogo em 1986 no México”.
Apesar de estar batizada, a bola ainda está sendo desenvolvida e testada pela empresa de material esportivo, Adidas, em vários clubes e federações. Sua apresentação será feita após a fase de testes.
Relembre os nomes das bolas das competições anteriores
África do Sul (2010) – Jabulani; Alemanha (2006) – Teamgeist; Japão e Coreia do Sul (2002) – Fevernova; França (1998) – Tricolore; Estados Unidos (1994) – Questra; Itália (1990) - Etrusco Unico; México (1986) – Azteca; Espanha (1982) - Tango España, e Argentina (1978) – Tango.
Mascote
A Fifa também lançou uma campanha interativa para que o público possa sugerir características brasileiras que possam ser incorporadas ao mascote oficial da Copa. Para isso, a fabricante de refrigerantes Coca-Cola desenvolveu um aplicativo para Facebook que permite o envio de textos, fotos ou vídeos com as sugestões. Veja o aplicativo.
Segundo site da federação, o primeiro mascote oficial apareceu na Copa do Mundo realizada na Inglaterra em 1966. O Willie era um leão vestido com as cores da bandeira do país-sede. O último mascote escolhido também foi um felino, o leopardo Zakumi, que foi escolhido para a edição da África do Sul.
Confira a lista de mascotes
Inglaterra (1966) - Willie (leão); México (1970) - Juanito (menino); Alemanha Ocidental (1974) - Tip e Tap (dois meninos); Argentina (1978) - Gauchito (menino jogador de futebol); Espanha (1982) - Naranjito (laranja); México (1986) - Pique (pimenta); Itália (1990) - Ciao (jogador montado com blocos de armar); EUA (1994) - Striker (cão); França (1998) - Footix (galo); Coreia do Sul/Japão 2002 - Ato, Kaz e Nik (figuras futuristas); Alemanha (2006) - Goleo VI e Pille (leão e bola falante); África do Sul (2010) - Zakumi (leopardo).
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


















