Esporte
Rio sediará duas edições do Prêmio Laureus
Premiação é considerada o Oscar do esporte e vai ser anunciada na capital fluminense em 2013 e 2014
O Rio de Janeiro, que sediará os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, também irá receber as duas próximas edições do Prêmio Laureus do Esporte Mundial (Laureus World Sports Awards, em inglês), que é um dos principais prêmios do esporte mundial.
A Fundação Laureus para o Desporto pelo Bem (Laureus Sport for Good Foundation) foi iniciada em 2000, por Richemont and Daimler, e tem como objetivo cativar as crianças e jovens para que recorram ao desporto como forma de promoção social. A fundação tem Nelson Mandela como seu patrono.
O Prêmio Laureus é anual e a votação é feita em duas etapas: na primeira, jornalistas de 80 países elegem cinco atletas de cada categoria; na segunda fase, os membros - que, em geral, são ex-atletas - votam no vencedor entre os indicados.
São sete categorias: atleta feminina do ano, atleta masculino do ano, equipe do ano, revelação do ano, retorno do ano, para-atleta do ano e atleta de ação do ano
A premiação já foi realizada em Mônaco, entre 2000 e 2003; em Portugal, em 2004 e 2005; na Espanha, em 2006 e 2007; em São Petersburgo, na Rússia, em 2008; em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, em 2010 e 2011; e em Londres, neste ano.
Brasil
Desde a primeira edição, o Brasil já conquistou seis prêmios, sendo o deste ano concedido ao ex-jogador de futebol Raí, por sua contribuição ao esporte com benefício à comunidade.
Os outros prêmios foram conquistados por Pelé, em 2000; pelo skatista Bob Burnquist, em 2001; pela seleção brasileira de futebol, como melhor time de 2003; pelo ex-jogador de futebol Ronaldo Nazário, em 2003; e pelo nadador Daniel Dias, como o melhor atleta com deficiência de 2009.
Anúncio
O anúncio do Rio de Janeiro como sede do prêmio foi realizado na Casa Brasil, em Londres, e teve a participação do secretario executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes; do embaixador do Brasil em Londres, Roberto Jaguaribe; do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral; do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman; e do presidente da Academia Laureus, Edwin Moses.
Ao anunciar as próximas edições do prêmio, Moses lembrou que - por ser sede da próxima Copa do Mundo, em 2014, e dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, em 2016 - todo o mundo está com os olhos voltados para o Brasil.
"Estou aqui hoje para anunciar que as cerimônias do Prêmio Laureus de 2013 e de 2014 serão realizadas no Rio de Janeiro. Eu sei que o esporte é uma paixão para todos os brasileiros e será um prazer ir ao Brasil e participar dessa grande festa do esporte. Não haveria lugar melhor para a realização dessas edições", afirmou o presidente.
O evento ainda não tem data definida para acontecer, mas o local da cerimônia já foi escolhido: o Theatro Municipal.
Leia mais:
Forças Armadas atuarão na segurança da Copa e das Olimpíadas
Bola da Copa do Mundo de 2014 se chamará Brazuca
Mais de 260 atletas olímpicos e paralímpicos são beneficiados pelo Bolsa-Atleta
Bandeira brasileira é hasteada na Vila Paralímpica em sinal de boas vindas aos atletas
Fonte:
Ministério do Esporte
Agência Brasil
Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















