Você está aqui: Página Inicial > Esporte > 2013 > 01 > Voluntários da Copa conhecem as cidades-sedes com auxílio de ferramenta virtual

Esporte

Voluntários da Copa conhecem as cidades-sedes com auxílio de ferramenta virtual

por Portal Brasil publicado: 28/01/2013 11h59 última modificação: 30/07/2014 00h09
Divulgação / POrtal da Copa Os selecionados irão atender aeroportos, pontos turísticos, festas públicas, Fan Fests e outras áreas de grande fluxo de pessoas

Os selecionados irão atender aeroportos, pontos turísticos, festas públicas, Fan Fests e outras áreas de grande fluxo de pessoas

O candidato vai poder visitar virtualmente as cidades das competições e passear pelos pontos turísticos e culturais

 

Os inscritos para participar do Programa Brasil Voluntário contarão com uma ferramenta moderna para testar seus conhecimentos e adquirir novos conteúdos sobre as cidades-sede dos eventos esportivos que o Brasil vai receber nos próximos anos. Segundo o coordenador do programa de responsabilidade do Ministério do Esporte, Vicente Neto, trata-se de um jogo virtual, desenvolvido por equipe de professores da Universidade de Brasília (UnB), que vai ajudar os participantes a testar suas habilidades durante a primeira fase do treinamento.

“O candidato vai poder visitar virtualmente as cidades das competições e passear pelos pontos turísticos e culturais. Além disso, a ferramenta simula o encontro dele com um turista, que vai pedir informações sobre o local. O voluntário terá a oportunidade de vivenciar de forma leve, com uma metodologia que brinca com elementos reais, o que vai acontecer de fato”, explicou.

A fase virtual do processo vai ocorrer ao longo do mês de março. Nesse período, além de participar do jogo, os candidatos terão acesso a conteúdos sobre história do Brasil e das Copas, cultura local e informações turísticas das cidades-sede, como localização de marcos importantes, data de fundação, personagens culturais e históricos, noções básicas de inglês e de espanhol, técnicas de recepção e orientação aos turistas, além de iniciativas públicas de esporte e ações de voluntariado.

Segundo Neto, a base de dados conta com materiais disponibilizados por vários ministérios, como o da Cultura, do Turismo e da Educação. Os inscritos também terão acesso a informações sobre música popular brasileira, literatura e folclore.

Ao fim do treinamento virtual, os participantes serão avaliados e os selecionados participarão de treinamentos específicos nas seis cidades: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador. Nessa etapa, os voluntários vão visitar os locais em que atuarão e alguns pontos de maior interesse nas cidades-sede, como hotéis, aeroportos, rodoviárias, museus e bibliotecas públicas.

O programa também conta com uma rede social própria, onde os usuários podem obter informações, tirar dúvidas, receber treinamento e interagir com outros voluntários.

Vicente Neto destacou que o principal critério que será avaliado durante o processo de seleção é a disponibilidade do candidato. Ele lembrou que a Copa das Confederações será realizada entre 15 e 30 de junho, mas as atividades dos voluntários começarão uma semana antes e serão encerradas uma semana depois do evento. Também serão observados elementos como o conhecimento de idiomas e as experiências anteriores em atividades de voluntariado.

Durante o evento, os voluntários terão carga horária mínima de seis horas diárias. O controle de frequência será feito por meio da leitura do crachá eletrônico que será distribuído a cada participante. Ao fim do processo, será emitido um certificado pela UnB, comprovando o envolvimento na atividade voluntária.

“É a primeira vez que uma universidade pública brasileira vai emitir um certificado nesses moldes. Esse documento será muito importante para a vida acadêmica e profissional de quem o receber”, disse, acrescentando que durante o período de trabalho todos os voluntários estão cobertos por um seguro para responsabilidade civil e acidentes pessoais.

Neto ressaltou que, para desenvolver o programa, estão sendo investidos R$ 30 milhões no treinamento dos 7 mil voluntários. Os recursos servirão para custear a compra de uniformes, alimentação e outros itens de formação.

O coordenador do Programa Brasil Voluntário disse, ainda, que para construir a plataforma de treinamento foram observadas experiências de outros países que sediaram grandes eventos esportivos, como a África do Sul, Londres e Pequim, e também organizações nacionais que desenvolvem atividades de voluntariado, como o movimento dos escoteiros e igrejas.

Ele informou que a plataforma desenvolvida funcionará como embrião para próximos eventos tanto esportivos, como a Copa do Mundo, quando serão selecionados da mesma forma 50 mil voluntários, quanto iniciativas de socorro em catástrofes ambientais.

“A ideia é deixar para o País um programa estruturado de voluntariado público, que possa ser utilizado em escala nacional para atender a eventos futuros”, disse.

 

Quem pode ser voluntário?

Para participar do programa, é necessário ter no mínimo 18 anos de idade (não há limite de idade máxima), residir no Brasil e ter disponibilidade de horário. A atuação dos selecionados será integrada com o programa de voluntariado da Fifa e funcionará como uma ampla rede de mobilização social que irá atender em aeroportos, pontos turísticos, festas públicas e outras áreas de grande fluxo de pessoas.  As inscrições estão abertas até 16 de fevereiro e podem ser feitas pela internet.

Além dos 7 mil voluntários que serão selecionados para atuar nas seis cidades-sede, outras 4,9 mil pessoas poderão participar do evento de abertura, em Brasília, e do encerramento do torneio, no Rio de Janeiro. Nesse caso, a seleção será específica, por meio do mesmo portal, a pessoas ligadas às artes, como dança, teatro e atividades circenses. Os ensaios começam em março.

O início da festa será em 15 de junho, data em que Brasil e Japão entram em campo pela Copa das Confederações. Antes da partida inaugural, 3.500 pessoas farão uma apresentação artística para celebrar a realização do evento no País e marcar o primeiro passo rumo à Copa do Mundo da Fifa 2014. Já na final, em 30 de junho, 1.400 voluntários encerrarão a Copa das Confederações no Maracanã, antecipando a final do torneio.

 

Inscrições

As inscrições para participar dos espetáculos devem ser feitas através do site do programa. Como se trata de uma apresentação artística, os interessados deverão ter bastante tempo livre para participar de todos os ensaios e treinamentos previstos. Todas as informações serão divulgadas por meio da rede social e do Portal Brasil Voluntário.

Como as apresentações serão realizadas em Brasília e no Rio de Janeiro, a preferência será por selecionar voluntários que morem nas cidades ou em regiões próximas. Além de os voluntários que participarão efetivamente da coreografia, serão selecionadas mais 210 pessoas para atuar na organização e servir de apoio no dia das cerimônias, sendo 120 em Brasília e 90 no Rio.

 

Rede social

Em seu quarto dia após o lançamento, a rede social do Brasil Voluntário já registra números expressivos. São mais de 23 mil inscritos e um alto nível de participação. Até o fim da manhã da última sexta-feira (25), os usuários já haviam publicado mais de 850 mil postagens e comentários e cerca de quatro mil fotos. Além de contribuir para o sucesso dos eventos, os candidatos a voluntário demonstram consciência da importância da Copa para a imagem do País no futuro. Outro fator bastante abordado pelos usuários é a experiência do voluntariado como algo positivo para o currículo profissional. “Além de poder conhecer mais sobre o meu País, isso enriquece meu currículo”, postou Alvino Ramos na rede social Brasil Voluntário.

 

Fonte:
Agência Brasil
Secretaria de Políticas para as Mulheres 

 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Últimos vídeos

Tocha olímpica visita a Rota do Descobrimento na Bahia
Chama começou o dia na Rota do Descobrimento em ‎Eunápolis, passou por Itapetinga, a Cidade do Boi Gordo, e encerrou o dia em Vitória da Conquista
Ministro do Esporte visita instalações do Parque Olímpico da Barra da Tijuca
Leonardo Picciani visitou as instalações do Parque Olímpico da Barra da Tijuca, que já tem 88% das obras concluídas
Caio Sena conta como se prepara para Olimpíadas no Brasil
Conheça a história de Caio Sena. Aos 24 anos, o atleta de marcha atlética qualificado para as Olimpíadas Rio 2016, vive o sonho de disputar os jogos no Brasil.
Chama começou o dia na Rota do Descobrimento em ‎Eunápolis, passou por Itapetinga, a Cidade do Boi Gordo, e encerrou o dia em Vitória da Conquista
Tocha olímpica visita a Rota do Descobrimento na Bahia
Leonardo Picciani visitou as instalações do Parque Olímpico da Barra da Tijuca, que já tem 88% das obras concluídas
Ministro do Esporte visita instalações do Parque Olímpico da Barra da Tijuca
Conheça a história de Caio Sena. Aos 24 anos, o atleta de marcha atlética qualificado para as Olimpíadas Rio 2016, vive o sonho de disputar os jogos no Brasil.
Caio Sena conta como se prepara para Olimpíadas no Brasil

Últimas imagens

Atletas brasileiros farão aclimatação antes dos Jogos no Centro de Treinamento de São Paulo
Atletas brasileiros farão aclimatação antes dos Jogos no Centro de Treinamento de São Paulo
Foto: Roberto Castro/ME
Pira olímpica acesa após o revezamento em Aracaju. Chama segue neste domingo para Alagoas
Pira olímpica acesa após o revezamento em Aracaju. Chama segue neste domingo para Alagoas
Foto: Francisco Medeiros/Brasil 2016
Popole Misenga e Yolande Mabika fugiram de conflitos na República Democrática do Congo em 2013 e tentam reconstruir a vida no Brasil
Popole Misenga e Yolande Mabika fugiram de conflitos na República Democrática do Congo em 2013 e tentam reconstruir a vida no Brasil
Divulgação/Brasil 2016
Centro Aquático de Deodoro é sede de treinos e competições nacionais e internacionais
Centro Aquático de Deodoro é sede de treinos e competições nacionais e internacionais
Divulgação/Ministério da Educação

Governo digital