Esporte
Voluntários são notificados sobre local e área que irão atuar na Copa das Confederações
Monitores e selecionados para os aeroportos ainda passarão por formações específicas
Os candidatos do programa Brasil Voluntário finalizaram os módulos gerais no último fim de semana, 18 e 19 de maio. Com o fim do treinamento presencial, os candidatos das seis cidades-sede começam a ser notificados sobre a área em que irão atuar durante a Copa das Confederações.
A próxima etapa acontece nos dias 25 e 26 de maio, quando haverá uma formação específica para os voluntários que atuarão nos aeroportos e outra para os selecionados como monitores. A seleção
levará em conta as habilidades do candidato, participação nos treinamentos e na Rede Brasil Voluntário, além das avaliações psicológicas feitas em sala durante as oficinas e a disponibilidade do candidato de acordo com a função pretendida.
Os demais voluntários poderão ser convocados por e-mail para novos encontros de acordo com o cronograma estabelecido por cada sede, que também será divulgado na Rede Brasil Voluntário.
Etapa concluída
Após passarem pelo treinamento virtual, sete mil pessoas foram selecionadas para a segunda etapa de capacitação, o treinamento presencial. O curso foi coordenado pela UnB em parceria com as instituições públicas de ensino superior das demais cidades.
Durante o treinamento, os candidatos das cidades de Brasília e Recife tiveram noções básicas de Segurança e Primeiros Socorros, com aulas ministradas pelo Corpo de Bombeiros local. Já os inscritos de Belo Horizonte e Fortaleza participaram de dinâmicas sobre História e Cultura da cidade-sede, enquanto os do Rio de Janeiro e Salvador tiveram aulas de Hospitalidade e Acolhimento. O conteúdo foi passado através de oficinas e dinâmicas, que contribuem para o entrosamento e troca de experiência entre os voluntários.
Brasil Voluntário
O Brasil Voluntário, programa de voluntariado do governo federal, foi criado para atender a Copa das Confederações 2013 e a Copa do Mundo 2014. É gerido pelo Ministério do Esporte e contará com a participação dos ministérios da Defesa, do Turismo, da Cultura, da Ciência e Tecnologia, da Casa Civil, das Relações Exteriores, do Trabalho, da Educação, da Saúde, da Justiça, do Planejamento, Orçamento e Gestão, além da Secretaria de Aviação Civil.
A atuação dos voluntários será integrada com o programa de voluntariado da Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa) e funcionará como uma ampla rede de mobilização social que irá atender aeroportos, áreas de fluxo, pontos turísticos, festas públicas, Fan Fests, entre outros, dando suporte ao público-alvo de atendimento, que são os torcedores, a imprensa não credenciada, os turistas e a população em geral.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















