Esporte
Brasileiros ganham seis medalhas no Campeonato Mundial de Atletismo Escolar
Composta por 12 atletas, delegação brasileira conquista seis medalhas na República Tcheca
O Brasil conquistou o terceiro lugar na colocação geral do Campeonato Mundial de Atletismo Escolar. O evento, que ocorreu nos dias 24 e 25 de junho, na República Tcheca, rendeu seis medalhas para os brasileiros, sendo duas de ouro, duas de prata e duas de bronze.
O time brasileiro foi composto por 12 atletas, divididos entre homens e mulheres, com idade entre 15 e 17 anos. As primeiras quatro medalhas foram garantidas já no primeiro dia de provas. Já no segundo dia, os brasileiros conquistaram uma de ouro e outra de prata.
Os atletas vencedores foram Amanda Althiene e Jennifer Norberto, que ganharam a prova do arremesso do peso, com 14,60m e 12,80m, respectivamente, Alexandra Maria Pimenta, no lançamento de dardo, Igor Vianna e Felipe Miliani nos 110m com barreiras.
Participaram do Campeonato, esportistas de 23 países. Os atletas da Alemanha ganharam no total de medalhas e a delegação da Turquia conquistou o segundo lugar.
No atletismo feminino, o Brasil foi representado pelas atletas do projeto Cria, da Universidade Federal de Lavras, de Minas Gerais, e pelas meninas do projeto Clão de Delphos, mantido pelo governo mineiro.
Atletismo
O atletismo é chamado de esporte-base, pois corresponde a movimentos naturais do ser humano, como correr, saltar e lançar. É um esporte com provas de pista de corridas, de campo para saltos e lançamentos, provas combinadas, como declatlo e heptatlo, que reúnem provas de pista e de campo e outros tipos.
A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt ) é responsável pelo esporte no País.
Bolsa Atleta
O programa Bolsa-Atleta, que auxilia financeiramente esportistas de todo país, é um dos grandes incentivadores da nova geração do esporte nacional. O programa do Ministério do Esporte custeia treinamento e a aquisição de equipamentos, principalmente nas modalidades que não têm visibilidade, com poucos patrocínios privados. Desde a criação em 2005, mais de 18 mil bolsas já foram concedidas nas categorias de base, estudantil, nacional, internacional e olímpico e paraolímpico.
O Bolsa Atleta é o maior programa de auxílio individual e direto aos esportistas no mundo. Para ser contemplado, é preciso preencher uma série de pré-requisitos determinados na legislação do programa, que depende da categoria disputada.
A primeira etapa de seleção do programa Bolsa Atleta referente ao exercício 2011 contemplou 4.243 atletas de 53 modalidades. Vale lembrar que a concessão do benefício para os atletas que participam de modalidades que não fazem parte do programa olímpico ou paraolímpico é limitada a quinze por cento dos recursos orçamentários disponíveis para a Bolsa Atleta.
Fontes:
Confederação Brasileira de Atletismo
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















