Esporte
Brasil está próximo de quebrar recorde do Mundial de Atletismo Paraolímpico
Em 2011 os brasileiros subiram ao primeiro lugar do pódio 12 vezes. Até agora, Brasil já tem 11 medalhas de ouro
O Brasil está em terceiro lugar no quadro de medalhas do Mundial de Atletismo Paraolímpico de Lyon, na França. Com o total de premiações, ele está próximo a igualar a quantidade conquistada no último Mundial. O evento acaba neste domingo (28).
Durante este Mundial, o País já conquistou 11 ouros, sete pratas e 11 bronzes. Nesta quinta-feira (25), a delegação nacional garantiu a medalha de prata com o atleta Alex Pires nos 1.500m (T46), com 4min06s4. Yeltsin Jacques também terminou em segundo nos 1.500m T12, com 4min03s52, aumentando o número de medalhas de prata do Brasil para sete. O primeiro ouro do dia veio com Odair Santos, nos 1.500m, T11, com 4min06s51. Esta é a terceira medalha do atleta no Mundial.
Em 2011, em Christchurch, na Nova Zelândia, os brasileiros subiram ao primeiro lugar do pódio 12 vezes.
Mundial
O Mundial acontece desde a sexta-feira (19), na cidade de Lyon na França. A competição é organizada pelo Comitê Paraolímpico Internacional e teve recorde de participantes neste ano, com mais de 1,1 mil atletas de 99 países, em 207 provas. O Brasil é representado por 35 atletas (32 beneficiados pelo programa Bolsa-Atleta) e 11 guias.
Um convênio entre o Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) e o Ministério do Esporte no valor de aproximadamente R$ 39,4 milhões custeou a preparação dos atletas brasileiros para o Mundial. O repasse é o maior já realizado entre a entidade e a pasta, e tem como objetivo investir em treinamento de alto nível e na preparação de 16 modalidades visando aos resultados nos Jogos Paraolímpicos Rio 2016.
Comissão Paralímpico Brasileiro
É uma instituição que busca representar e liderar o movimento paralímpico brasileiro buscando a promoção e o desenvolvimento do esporte de alto rendimento para pessoas com deficiência. Além disso, o CPB exerce a representação legítima do desporto paralímpico brasileiro, organizando a participação do Brasil em competições continentais, mundiais e jogos paralímpicos. É também atribuição do CPB a promoção do desenvolvimento dos diversos esportes paralímpicos no Brasil, em articulação com as respectivas organizações nacionais.
Entre os princípios está o trabalho em regime de total parceria com as áreas técnicas das associações e confederações nacionais filiadas e vinculadas ao comitê , valorizando a convergência de objetivos em prol do desenvolvimento de todo o segmento esportivo paralímpico brasileiro.
Fontes:
Ministério do Esporte
Comitê Paralímpico Brasileiro
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















