Esporte
Catálogo final de Seleções tem 83 opções
Copa do Mundo de 2014
A versão final do catálogo de Centros de Treinamento de Seleções para a Copa do Mundo da FIFA 2014 foi lançada na terça-feira (29), às 14h, durante evento realizado em São Paulo.
O catálogo possui 83 opções. Cada uma das 32 equipes qualificadas para o Mundial de 2014 fará a escolha do local que usará como base durante o torneio a partir dessa listagem. Os CTS são compostos por um local de treinamento e um hotel oficial, ambos localizados próximos a um aeroporto.
Os centros de treinamento servem como base durante a Copa do Mundo e são gerenciados pelas próprias seleções. Nãohá limite de centros para uma mesma cidade ou um mesmo estado. No processo de escolha, é levada em consideração a qualidade técnica das instalações oferecidas.
Durante o processo de seleção, houve 403 inscrições em quatro janelas. Ao todo, as equipes da FIFA e do Comitê Organizador Local (COL) inspecionaram 281 campos em 25 estados e no Distrito Federal.
A listagem final trouxe a inclusão de 16 novos CTS em relação à versão anterior, que continha 70. As novidades estão em Aracaju (SE), João Pessoa (PB) (2), Foz do Iguaçu (PR) (2), Cachoeirinha (RS), Gravataí (RS), Sete Lagoas (MG), Vespasiano (MG), Teresópolis (RJ), Rio de Janeiro (RJ), Bragança Paulista (SP), Sorocaba (SP), Porto Feliz (SP), Cotia (SP) e São Paulo (SP).
Três locais foram retirados. A Vila Olímpica do Corpo de Bombeiros, em Brasília, e o CT do Palmeiras, em São Paulo, serão usados agora como Campos Oficiais de Treinamento. O Jurerê Sports Centre, em Florianópolis, foi retirado por problemas com licença ambiental. Na divisão por regiões, ficaram quatro CTS no Norte, sete no Nordeste, três no Centro-Oeste, 47 no Sudeste e 22 no Sul.
"Com essa lista, temos o primeiro mapeamento técnico da infraestrutura nacional, que servirá como referência, por muito tempo, para um país que está aproveitando a Copa para modernizar as arenas e seus centros de treinamento. Para as cidades escolhidas, será a oportunidade de visibilidade e de incremento do turismo e de investimentos", afirmou o presidente do Comitê Organizador Local e da CBF, José Maria Marin.
"Temos um programa de nacionalização da Copa e das Olimpíadas, para dividir de forma mais equânime os benefícios dos grandes eventos. Os centros de treinamento constituem uma oportunidade de redistribuição desses benefícios. Consolidar essas cidades como CTS, ainda que algumas não sejam escolhidas por uma Seleção, coloca o local numa lista importante, inclusive para outros eventos", afirmou o ministro do Esporte, Aldo Rebelo.
O ministro explicou que a pasta está investindo R$ 138 milhões em infraestrutura nas cidades candidatas a CTS que constam no catálogo da FIFA. "Os recursos são distribuídos para os espaços públicos dessas cidades, como estádios municipais e estaduais por todo o Brasil, sendo até R$ 6 milhões por local. Com exceçao das cidades que foram incluídas nesse novo catálogo, todos os outros locais ja receberam algum recurso para melhorias de infraestrutura, geralmente obras no estádio e também no entorno", disse.
Fonte:
Portal da Copa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















