Esporte
Árbitros brasileiros da Copa do Mundo são avaliados
Preparação
Dois dos três árbitros brasileiros que atuarão na Copa do Mundo do Brasil foram avaliados, na última segunda-feira (3), no Instituto Vita, em São Paulo. Os auxiliares Marcelo Carvalho Van Gasse e Emerson Augusto de Carvalho foram submetidos ao teste Isocinético para articulação do joelho, e ao teste Ergoespirométrico. Eles ainda se consultaram com o fisiologista Turibio Leite de Barros Neto.
Esta avaliação médica e física, solicitada pela CBF, tem o objetivo de verificar a condição física atual dos árbitros selecionados para a principal competição do futebol mundial. O Isocinético avaliou a relação de forças dos músculos agonistas e antagonistas da coxa, muito importantes para a atividade dos árbitros assistentes, e ainda auxilia na correção de desequilíbrios musculares entre os membros. Desta maneira, atua para prevenção de lesões, na melhoria do desempenho muscular, ou mesmo ajuda a orientar a reabilitação de alguma lesão prévia, assim como, o retorno à atividade física.
Já o teste Ergoespirométrico possibilita a determinação do consumo máximo de oxigênio e do limiar anaeróbio, que são os principais indicadores de aptidão funcional cardiorrespiratórias e são utilizados para o diagnóstico e prognóstico de desempenho esportivo. A monitorização do treinamento torna-se, portanto, um procedimento individualizado, à medida que são utilizadas a velocidade e a frequência cardíaca do limiar anaeróbio para a indicação e diagnóstico do treinamento.
“Os resultados destes testes, serão utilizados para projetar a preparação física até a competição”, disse Cristiano Ralo Monteiro, designado pela CBF para acompanhar e encaminhar a avaliação dos árbitros.
Cristiano Ralo Monteiro é professor de Educação Física, com mestrado em Fisiologia do Exercício (Unifesp), cujo tema estudado foi a “Hidratação dos Árbitros de Futebol".
O árbitro Sandro Meira Ricci, da Federação Pernambucana de Futebol, fará suas avaliações em Brasília. A Comissão de Arbitragem da CBF disponibilizou um período de treinamentos para os árbitros brasileiros, no período de 30 de março a 4 de abril, sendo acompanhados pelos tutores e profissionais das áreas física, técnica e mental.
Fonte:
CBF
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















