Esporte
Atletismo conquista cinco medalhas no último dia da competição
Para-Sul-Americano
O atletismo brasileiro se despediu dos Jogos Para-Sul-Americanos de Santiago, no Chile, com quatro ouros e uma prata. Verônica Hipólito, campeã mundial em Lyon-2013, foi responsável por conquistar uma das medalhas douradas no domingo (30), na pista do Estádio Nacional. Ela sagrou-se campeã nos 100m, classe T38, com a marca de 13s67.
Verônica voltará ao Brasil com três ouros no total (100m, 200m e salto em distância). Contudo, a atleta afirma que ainda precisa melhorar as marcas neste ano de 2014. “Ganhei todas as provas que fiz aqui, mas sei que preciso melhorar os meus tempos para brigar por medalhas no Open de São Paulo, em abril”, ressaltou.
Além de Verônica, subiram ao lugar mais alto do pódio no domingo Petrucio dos Santos, nos 200m T4; Suélen de Oliveira, nos 100m T37; e Tascitha Cruz, nos 100m T36. Jônatan Ferreira, do salto em distância T38, fechou a competição com uma medalha de prata.
Basquete
Em uma final emocionante contra a Argentina, o Brasil ficou com a medalha de prata ao perder o confronto nos Jogos Para-Sul-Americanos por apenas dois pontos: 57 a 55. Durante os três primeiros quartos, as equipes se alternaram na liderança do placar. Porém, no período decisivo, os brasileiros tiveram momentos de desatenção e acabaram sofrendo a derrota.
Como ficou em segundo lugar no torneio internacional, o Brasil conquistou vaga nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto-2015 (as três primeiras equipes teriam direito à vaga no Canadá). “Descuidamos em alguns momentos e deixamos eles abrirem vantagem, mas nossos atletas estão de parabéns. Não tivemos tempo para treinar e, mesmo assim, conseguimos cumprir nosso objetivo, que era a classificação para Toronto”, destacou Antônio Carlos Ferraz, treinador do time brasileiro.
Medalhas
Os Jogos Para-Sul-Americanos de Santiago, no Chile reuniram, entre os dias 26 e 30 de março, atletas de oito países - Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Uruguai e Venezuela -, que competiram no atletismo, basquete em cadeiras de rodas, bocha, levantamento de peso, natação, tênis em cadeiras de rodas e tênis de mesa.
Ao fim da competição, o Brasil voltou para casa com o segundo lugar no quadro geral de medalhas, ficando atrás apenas da Argentina. Os brasileiros conquistaram, no total, 104 medalhas, das quais 47 foram de ouro, 35 de prata e 22 de bronze, contra 112 pódios dos argentinos (49 ouros, 37 pratas e 26 bronzes). Em terceiro lugar ficou a Venezuela, com 79 medalhas (34 ouros, 24 pratas e 21 bronzes). O anfitrião, Chile, terminou na quinta colocação, com 43 medalhas (10 de ouro, 16 de prata e 17 de bronze).
Fonte:
Ministério do Esporte
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















