Esporte
Tecnologia auxilia evolução do hóquei sobre grama
Monitoramento
Uma tecnologia de primeiro mundo, já utilizada em equipes de futebol como Barcelona, Real Madri, Milan e Internazionale de Milão, está sendo usada pela primeira vez nas seleções brasileiras masculina e feminina do hóquei sobre grama nestes X Jogos Sul-Americanos, em Santiago. Através de um aparelho de GPS, colocado em cada um dos atletas, é possível obter todas as ações desenvolvidas por eles dentro do campo. Assim, é possível monitorar se o time vem desempenhando nas partidas o que faz durante os treinamentos.
De acordo com o fisiologista das seleções, Cosme Buzzachera, com essa tecnologia, é possível ver a distância percorrida pelo jogador, o número de sprints, a frequência cardíaca durante o jogo, e a aceleração e a velocidade que cada um atinge dentro do campo. Além disso, o treinador tem a possibilidade de avaliar quem está em melhores condições no caso de possíveis substituições. “Com esses dados, conseguimos monitorar a equipe de acordo com a realidade competitiva, e podemos minimizar as perdas que os atletas têm durante o jogo”, explicou Cosme.
A transmissão dos dados é feita através de satélite, e o GPS utilizado pelas seleções brasileiras é de 10 hertz, ou seja, passa dez informações por segundo de cada atleta. A avaliação tanto pode ser feita em tempo real, como em off-line, após o jogo.
Todo o trabalho que vem sendo desenvolvido pelas duas seleções brasileiras de hóquei sobre grama faz parte do objetivo de garantir a classificação para os Jogos Olímpicos do Rio 2016. Atualmente, essa mesma tecnologia, que é australiana, já foi utilizada pela Holanda e Argentina, respectivamente, medalha de ouro e prata em Londres-2012 no torneio feminino.
Fonte:
Brasil 2016
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















