Esporte
A 58 dias da Copa, Fifa homenageia Just Fontaine
Mundial 2014
Faltando 58 dias para o início da Copa do Mundo de 2014, a Fifa presta homenagem ao goleador absoluto da história dos Mundiais: o francês Just Fontaine.
O torneio, disputado em 1958 na Suécia, teve muitos destaques: Pelé e Helmut Rahm se despediram da competição com seis gols cada um, enquanto Vavá e Peter McParland anotaram cinco, e Kurt Hamrin, Lajos Tichy, Agne Simonsson e Zdenek Zikan balançaram as redes em quatro ocasiões.
Contudo, nenhum deles chegou sequer perto do francês Just Fontaine. O atacante nascido no Marrocos desembarcou em solo sueco como reserva da França, mas a lesão de um companheiro lhe deu a chance de começar jogando na estreia da equipe.
Outro problema era que Fontaine só tinha uma chuteira quando foi escalado de surpresa entre os titulares, e isso quase fez com que ele perdesse a oportunidade de enfrentar o Paraguai. Mas Stephane Bruey lhe emprestou as suas e com elas Fontaine anotou 13 gols nas seis partidas da seleção francesa a caminho do terceiro lugar da competição, fazendo dele o maior artilheiro de todos os tempos em uma mesma edição da Copa do Mundo da Fifa.
"Durante muito tempo achei que alguém seria capaz de bater o meu recorde, mas 55 anos se passaram e, até agora, nada", comentou Fontaine em 2013. "Na verdade, comecei a duvidar dessa possibilidade."
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















