Esporte
Anunciadas as cidades-sedes para Copa do Mundo Sub-17
Chile
As sedes da próxima Copa do Mundo Sub-17 da Fifa, que será disputada no Chile entre os dias 17 de outubro e 8 de novembro de 2015, foram divulgadas nesta quarta-feira (9) . As cidades selecionadas são La Serena, Coquimbo, Viña del Mar, Santiago (partida inaugural), Talca, Chillán, Concepción e Puerto Montt.
O anúncio foi feito em uma coletiva de imprensa que contou com a participação da ministra do Esporte do Chile, Natalia Riffo, do presidente da Federação Chilena de Futebol, Sergio Jadue, do presidente do Comitê Organizador da Copa do Mundo Sub-17 da Fifa, Rafael Salguero, do presidente do Comitê Organizador Local (COL), Cristián Varela, e da prefeita de Viña del Mar, Virginia Reginato.
"Devo parabenizar a todos porque essa conquista não é apenas da federação, da cidade de Viña del Mar, do governo ou do comitê organizador", afirmou Varela. "É uma festa de todos os chilenos, e cada um de nós merece os créditos por termos sido escolhidos para sediar a terceira competição mais importante entre os eventos da Fifa." O presidente do COL prevê que serão grandes os desafios em termos de organização, infraestrutura, capacitação, voluntariado, promoção e logística, mas lembrou que o país vem trabalhando arduamente há dois anos "para cumprir de forma rigorosa as exigências de um Mundial de futebol".
O torneio é o maior já realizado no país no que se refere à quantidade de seleções - 24 - de sedes e também em termos de logística. Os campeonatos mundiais de 1962, 1987 e 2008 tiveram apenas 16 equipes participantes. "Estou certo de que, com a capacidade do Chile, teremos o melhor Mundial da história", comentou Salguero.
"Agradecemos à Fifa oportunidade que nos foi dada de demonstrar novamente a nossa hospitalidade e de comprovar a nossa capacidade de organização com o Mundial Sub-17", disse Riffo. "O compromisso é público, e vocês podem ter certeza de que todas as sedes contarão com a infraestrutura necessária para realizar o torneio."
A ministra acrescentou que a competição demonstra a prioridade que o governo está dando à descentralização e ao fortalecimento das regiões, nas quais se realizarão mais de 90% das partidas do Mundial. Segundo ela, é uma indicação do "sonho de tornar o Chile um país mais integrado".
Em paralelo às entrevistas realizadas em Viña del Mar, foram montados centros de imprensa em La Serena, Coquimbo, Talca, Concepción, Chillán e Puerto Montt. As cerimônias contaram com a presença das principais autoridades regionais, além de personalidades do esporte de cada uma das localidades.
Ao encerrar a cerimônia, o presidente da Federação Chilena de Futebol destacou que a realização de eventos simultâneos para a divulgação das sedes do Mundial Sub-17 não foi obra do acaso. "O nosso objetivo com isso era simbolizar que esse importante torneio de caráter mundial é um compromisso nacional, pois o país inteiro estará sob observação das 209 nações representadas na Fifa", explicou Jadue.
Fonte:
Fifa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















