Esporte
Brasil terá 10 atletas no Open da Alemanha de taekwondo
Torneio
Dez atletas da Seleção Brasileira de Taekwondo viajaram na noite dessa quarta-feira (9) rumo à Alemanha, onde participarão do primeiro campeonato da equipe nacional de 2014, com o objetivo de pontuarem no Ranking da Federação Mundial e se destacarem entre os melhores.
Este será o início de um ano recheado de competições e campings internacionais para os atletas da Seleção, conforme planejamento apresentado na quarta-feira (9) pela Comissão Técnica da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD) durante a reunião de assinatura de contrato com os patrocinadores da entidade, que aconteceu no Rio de Janeiro.
Carmen Silva, técnica da Seleção, acredita que 2014 será um ano produtivo para o taekwondo brasileiro, que promete muitas alegrias para os torcedores. “Esse ano começamos muito bem! Batemos um recorde de medalhas no mês passado, com um campeão mundial, duas vagas nos Jogos Olímpicos da Juventude, cinco pódios nos Jogos Sul-americanos e várias medalhas em campeonatos internacionais abertos. Tivemos medalhas em todas as competições que participamos e isso é uma marca histórica! Nunca vi isso acontecendo nos outros anos. Estamos no caminho certo e os atletas estão mostrando isso com resultados”, declarou a chefe de equipe no Open da Alemanha.
As expectativas de Carmen, que foi também a primeira brasileira a disputar a competição de taekwondo nos Jogos Olímpicos, são as melhores. “Nós esperamos, no mínimo, quatro pódios. Mas sabemos que temos chances de mais, pois todos os atletas têm possibilidades”, confessou a técnica, acrescentando que “todos têm de aproveitar esta oportunidade. Embora não dê para estar em todas as competições ranqueadas internacionalmente, porque são muitas, estamos tentando participar das principais para acumular pontos no ranking mundial. Este ano temos os Grand Prix, onde participam apenas os 32 melhores do ranking olímpico, e o Campeonato Pan-Americano. Esses são os mais importantes para nós e o Brasil estará lá”, avisou Carmem.
A treinadora, que participou nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, lembrou que a oportunidade que hoje a CBTKD, juntamente com seus parceiros, está dando aos atletas brasileiros é pioneira. “Não tem como fazer uma comparação com a minha participação nos Jogos. Na época em que eu fui para os Jogos Olímpicos de Sydney, eu não tive qualquer estrutura, salário ou patrocínio. O apoio que tive foi da minha família e do treinador na época. Atualmente, é bem diferente, pois os atletas têm todo o apoio necessário para conseguir bons resultados”, destacou.
O presidente da CBTKD, Carlos Fernandes, fez o encerramento da reunião de assinatura de contrato, pedindo precisamente resultados à equipe que viajou para a Alemanha. “Treinamento sem resultados não resolve nada. Temos de buscar os resultados de qualquer maneira e tenho a certeza que vocês têm condições para isso. Tudo que está ao nosso alcance nós estamos fazendo para fomentar essa produção. Esse é desejo da CBTKD: bons resultados”, cobrou o responsável pela CBTKD.
Os atletas estão confiantes e esperam atender ao pedido por bons resultados. Mesmo os mais jovens não se sentem intimidados e prometem participar do Open da Alemanha com toda a força. Venilton Torres, que conquistou este ano a titularidade, declarou que treinou bastante para competir na Europa.
“Vou chegar lá para ganhar, treinei para isso todos os dias e vou dar o meu melhor”. Ele não é o único novato na Seleção a embarcar confiante. “Estou pensando em resultados. Quero chegar na minha primeira competição internacional, pela Seleção Adulto, colocando o meu nome e o Brasil no pódio. Vou lutar com a cabeça pensando nos resultados, sem pensar que esta ou aquela adversária é muito forte. Estamos todos chegando para ganhar”, avisou a jovem Gabriela Viaes, que com 18 anos entrou para a Seleção Adulto, feliz por ver que o apoio da CBTKD está cada vez mais intenso. “Eu acredito que estão fazendo o melhor que é possível e acho que as coisas só tendem a melhorar e penso que isto é uma tendência. A confederação está de parabéns”, acrescentou.
Um talento mais experiente na Seleção é o medalhista mundial (bronze em 2013) Guilherme Dias, que vê esta competição da Alemanha como mais um passo para o objetivo final: os Jogos do Rio 2016.
“Estou bem confiante para ser campeão na Alemanha. Estou muito perto de 2016 e tenho que fazer de tudo para dar certo. Não posso deixar nenhum fator externo interferir no meu trabalho e com esse planejamento acho que tudo vai dar certo para mim”, disse o brasiliense.
Iris Tang Sing, que acabou de ser campeã no Open de Santo Domingo, também viaja com mais sede de vitórias e sem medo da intensa rotina de competição que tem vivido nos últimos meses. “Vou para a Alemanha com objetivo de ganhar. Sei que esta rotina traz um grande desgaste, mas é necessário fazer esse esforço para conquistar o maior número de pontos possível no ranking e me classificar entre as melhores do mundo”, declarou a titular da categoria -46Kg.
A delegação brasileira na Alemanha é composta pelos atletas patrocinados pela Petrobras Guilherme Dias, Henrique Precioso, Gustavo Almeida, André Bilia, Venilton Torres, Iris Tang Sing, Julia Santos, Josiane Lima, Raphaella Galacho e Gabriela Toledo. A Comissão Técnica é formada pelos técnicos Junior Maciel, Carmen Silva e Washington Azevedo. O nutricionista é Gustavo Carvalho e o médico, Bernardino Santi.
Fonte:
Brasil 2016
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















