Você está aqui: Página Inicial > Esporte > 2014 > 04 > Escola Nacional de Treinadores chega a Brasília em abril

Esporte

Escola Nacional de Treinadores chega a Brasília em abril

Basquete

Iniciativa visa investir na formação de técnicos e na qualificação dos atletas. Aulas começam no dia 10
por Portal Brasil publicado: 02/04/2014 11h59 última modificação: 30/07/2014 02h43
CBB Técnico da equipe Sub-22 do UniCEUB/BRB, Ronaldo Pacheco será um dos palestrantes no curso ministrado em Brasília

Técnico da equipe Sub-22 do UniCEUB/BRB, Ronaldo Pacheco será um dos palestrantes no curso ministrado em Brasília

A Escola Nacional de Treinadores de Basquetebol (ENTB), criada e desenvolvida pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), chegou à capital do País. Organizado pela Federação de Basquetebol do Distrito Federal (FBDF), o Curso Nível 1 será autossustentável.

O evento acontece entre os dias 10 e 13 de abril, no Centro Universitário de Brasília – UniCEUB – Asa Norte). As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site da FBDF  ao preço de R$ 320,00 (trezentos e vinte reais). 

O curso contará com palestras dos treinadores Alexandre Vianna, Júlio Kreniski, Michael Swioklo, Rodrigo Leonardo e Ronaldo Pacheco, além de Francisco Oliveira, vice-presidente da Federação, e Victor Mansure, Coordenador Administrativo da ENTB.

O presidente da FBDF, Allann de Andrade, falou sobre a realização do evento em Brasília. "Estamos muito empolgados por essa possibilidade de realizar um curso autossustentável e, assim, abrir para outros estados a possibilidade de receber um evento desse nível. Acredito que esse modelo ajudará bastante no desenvolvimento da ENTB, já que esse será o modelo piloto. Vamos analisar seu funcionamento e abrir um leque de oportunidades para pensar na expansão para outras localidades", analisou Allann.

"A nossa expectativa é atingir pelo menos 40 técnicos da nossa região. Com a realização do Curso Nível 1 queremos investir na formação dos técnicos e consequentemente na qualificação dos atletas. Nossa ideia é trazer outros níveis da Escola para o Distrito Federal", destacou o dirigente. 

Francisco Oliveira, vice-presidente da FBDF, será um dos ministrantes e abordará o tema Desenvolvimento de Projetos. "Um dos pontos centrais da palestra será o exercício de novas parcerias. Vamos levantar a importância das parcerias principalmente no esporte de base. Fundamentado nas possibilidades de parcerias com empresas privadas e públicas, vou abordar o que é possível realizar dentro do Nível 1 para viabilizar novos projetos em uma região como a nossa que tem a maior renda per capta do País e possui tantos jovens com demanda da prática esportiva e uma ótima estrutura, com centros olímpicos e de iniciação esportiva", adiantou Francisco Oliveira.

"Queremos que essas várias estruturas passem a ser integradas com empresas privadas, pois por mais que existam opções públicas elas são insuficientes. E, assim, alcançar o potencial que o Distrito Federal têm", avaliou Francisco. "Queremos com esse evento abrir espaço para participação de treinadores ou potenciais treinadores, que estão ainda em formação. O objetivo é aprimorar e compartilhar conhecimentos e formar novos palestrantes, além de abrir a possibilidade de entrarmos cada vez mais nas escolas", completou o vice-presidente.

O Coordenador Administrativo da ENTB, Victor Mansure, destacou a importância da realização do curso autossustentável. "É um marco muito importante para a ENTB ter esse modelo de Curso autossustentável que realizaremos em Brasília. Esperamos espalhar essa ideia para outras cidades porque a ENTB necessita expandir seu calendário e somente com esse sistema é que poderemos crescer", analisou Mansure. 

O curso de capacitação Nível 1 é composto por módulo presencial, com carga horária total de 30 horas: quatro dias de aulas teóricas e práticas. Os participantes aprovados com média sete ou superior, e que estiverem de acordo com o sistema Confef/Cref, receberão a carteirinha “Nível 1”. Os demais terão direito somente ao “Certificado de Participação”.

Cadastro Nacional

O Cadastro Nacional é uma importante ferramenta de informação e comunicação entre os profissionais da modalidade. Para se cadastrar, clique aqui

Sobre a ENTB

A Escola Nacional de Treinadores de Basquetebol (ENTB) foi criada em dezembro de 2009 pela CBB, com o apoio do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Os cursos são divididos em quatro níveis. O primeiro é para os profissionais que trabalham com jovens de 10 a 14 anos, que recebeu a denominação de iniciação ao basquete. O Nível 2 é para quem lida com jogadores de 15 a 19 anos. Já o Nível 3 é destinado para os técnicos que dirigem equipes de alto rendimento ou alto nível. 

Próximos Cursos 

Curso em Brasília (DF) – 10 a 13 de abril – Nível 1
Projeto Mentor – abril a junho – Sem carteira
Curso em Goiânia (GO) – 15 a 18 de maio – Nível 2
Clínica Liga de Desenvolvimento (LDB) – Final do NBB (maio) – Sem carteira
Curso em São Paulo (SP) – 24 a 27 de julho – Nível 3

Conheça os palestrantes da ENTB em Brasília

Alexandre Jackson Chan Vianna 
Doutor em educação física pela Universidade Gama Filho/RJ e pós-graduado em Gestão de Recursos Humanos e Basquetebol, Alexandre Vianna atualmente é professor na Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília. Tem experiência em todas as categorias, da iniciação ao alto rendimento, no feminino e masculino. Trabalhou como treinador e gestor do esporte dos clubes Botafogo FR (RJ) e Fluminense FC (RJ), além de ter atuado como gestor do esporte em projetos sociais e nos Jogos Pan-Americanos do Rio 2007. Em 2012, comandou a equipe do Planalto, campeão do Campeonato Adulto do Distrito Federal. No Curso, ministrará "Aulas Práticas sobre Fundamentos Coletivos de Ataque e Defesa".

Francisco Oliveira 
Atual Vice-Presidente da FBDF, é aposentado do Banco do Brasil, onde trabalhou por 34 anos, em diversas funções. Graduado em Jornalismo, no UniCEUB (DF), tem pós-graduação em Gestão Pública, MBA e cursos de especialização nas áreas de Gestão de Negócios e Marketing. Nos últimos anos, no Banco do Brasil, atuou como Executivo gestor de projeto corporativo. No Curso, apresentará abordará o tema "Desenvolvimento de Projetos".

Júlio César Kreniski 
Júlio Kreniski, graduado em educação física, é atualmente doutorando em Educação pela Universidade de Rosário, na Argentina, além de especialista nas áreas de Treinamento Desportivo e Recursos Humanos. Leciona no Colégio Militar de Brasília, exercendo as funções de assessor pedagógico e técnico de basquetebol. Sua aula abordará o tema "Preparação Física para Iniciação".

Michael Swioklo
É assistente técnico da equipe Sub-22 do UniCEUB/BRB, Michael tem uma vasta experiência como técnico de categorias de base, no Distrito Federal, onde possui vários títulos conquistados. Esteve à frente de diversas seleções de base do Distrito Federal, com destaque para a conquista do vice-campeonato brasileiro Sub-17 masculino em 2010. Ministrará aulas práticas sobre "Fundamentos Individuais de Defesa e Sistemas de Ataque".

Rodrigo Leonardo (Galego) 
Rodrigo Leonardo Matos Alves é formado em educação física pela UnB (DF) e pós-graduando do curso de Gestão de Pessoas do UniCEUB (DF). Ministra cursos e palestras com abordagem na área de aprendizagem e desenvolvimento motores e atua como técnico de basquete há 15 anos, tendo passado por todas as categorias de base, em diversas equipes e escolas no DF. Comandou seleções do Distrito Federal em campeonatos brasileiros e atualmente dirige as equipes universitárias do UniCEUB. Em 2013, dirigiu o CEUB Universitário, que foi o campeão do Campeonato Adulto do DF. No Curso, Galego ministrará aulas teóricas e práticas das disciplinas "Capacidades Técnicas e Coordenação Motora", "Fundamentos Individuais de Ataque" e "Sistemas de Ataque".

Ronaldo Pacheco 
Ronaldo Pacheco de Oliveira Filho é um dos profissionais mais conhecidos e respeitados do basquete brasileiro, considerado como uma das cabeças mais vibrantes do nosso meio esportivo e acadêmico. Mestre em Educação Física, desde 2001, é também especialista em Psicologia do Esporte e um dos professores mais requisitados na Universidade Católica de Brasília. Trabalhou com basquetebol em todas as categorias (do mini ao profissional), nos gêneros masculino e feminino, com vários títulos conquistados. Entre eles, foi campeão brasileiro da temporada 2006/2007, como auxiliar técnico da equipe profissional do Universo/BRB. Atualmente, continua se dedicando ao esporte, com o trabalho na Secretaria de Educação do DF e técnico da equipe Sub-22 do UniCEUB/BRB, que disputa a LDB – Liga de Desenvolvimento do Basquete. No Curso, Ronaldo vai abordar os temas "Métodos de Ensino e Aprendizagem", "Planejamento de Treinamento" e "Postura e Conduta do Treinador".

Victor Mansure
É coordenador técnico da ENTB e bacharel em educação física, pela Universidade de McGill no Canadá. Trabalhou com desenvolvimento do basquete no Toronto Raptors (NBA) e foi secretario geral da Federação Internacional de Basquete de Surdos das Américas (DIBF Américas). Victor atuou também como técnico da seleção Canadense de surdos e do College Jean-du-Brebeuf.

Fonte:
Brasil 2016

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Últimos vídeos

Tocha olímpica visita a Rota do Descobrimento na Bahia
Chama começou o dia na Rota do Descobrimento em ‎Eunápolis, passou por Itapetinga, a Cidade do Boi Gordo, e encerrou o dia em Vitória da Conquista
Ministro do Esporte visita instalações do Parque Olímpico da Barra da Tijuca
Leonardo Picciani visitou as instalações do Parque Olímpico da Barra da Tijuca, que já tem 88% das obras concluídas
Caio Sena conta como se prepara para Olimpíadas no Brasil
Conheça a história de Caio Sena. Aos 24 anos, o atleta de marcha atlética qualificado para as Olimpíadas Rio 2016, vive o sonho de disputar os jogos no Brasil.
Chama começou o dia na Rota do Descobrimento em ‎Eunápolis, passou por Itapetinga, a Cidade do Boi Gordo, e encerrou o dia em Vitória da Conquista
Tocha olímpica visita a Rota do Descobrimento na Bahia
Leonardo Picciani visitou as instalações do Parque Olímpico da Barra da Tijuca, que já tem 88% das obras concluídas
Ministro do Esporte visita instalações do Parque Olímpico da Barra da Tijuca
Conheça a história de Caio Sena. Aos 24 anos, o atleta de marcha atlética qualificado para as Olimpíadas Rio 2016, vive o sonho de disputar os jogos no Brasil.
Caio Sena conta como se prepara para Olimpíadas no Brasil

Últimas imagens

Atletas brasileiros farão aclimatação antes dos Jogos no Centro de Treinamento de São Paulo
Atletas brasileiros farão aclimatação antes dos Jogos no Centro de Treinamento de São Paulo
Foto: Roberto Castro/ME
Pira olímpica acesa após o revezamento em Aracaju. Chama segue neste domingo para Alagoas
Pira olímpica acesa após o revezamento em Aracaju. Chama segue neste domingo para Alagoas
Foto: Francisco Medeiros/Brasil 2016
Popole Misenga e Yolande Mabika fugiram de conflitos na República Democrática do Congo em 2013 e tentam reconstruir a vida no Brasil
Popole Misenga e Yolande Mabika fugiram de conflitos na República Democrática do Congo em 2013 e tentam reconstruir a vida no Brasil
Divulgação/Brasil 2016
Centro Aquático de Deodoro é sede de treinos e competições nacionais e internacionais
Centro Aquático de Deodoro é sede de treinos e competições nacionais e internacionais
Divulgação/Ministério da Educação

Governo digital