Esporte
Laboratório de Controle de Dopagem realiza primeiros exames em agosto
Estágio final
Com investimento de R$ 110,4 milhões — financiados pelos ministérios do Esporte e da Educação —, as novas instalações do Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD/Ladetec) têm inauguração prevista para o mês de junho deste ano.
Na quarta-feira (16), durante a apresentação do Plano de Políticas Públicas de Legado para os Jogos do Rio 2016, realizada no Rio de Janeiro, o secretário de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser, deu mais detalhes sobre o andamento das obras.
O laboratório, localizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), está em fase de revestimento e instalações e a previsão é de que os primeiros exames já sejam realizados em agosto. “O prédio está em estado avançado de desenvolvimento e atende tanto o legado quanto as operações olímpicas”, revelou Leyser, em sua apresentação do Plano de Políticas Públicas de Legado para os Jogos do Rio 2016.
Além de propiciar a realização de exames de sangue e urina para um eficaz controle de dopagem no Brasil, o LBCD/Ladetec terá importante papel na formação de profissionais e avanço nas pesquisas científicas e tecnológicas. Com o laboratório em operação, o Brasil terá condições de voltar a pleitear a reacreditação perante a Agência Mundial Antidopagem (Wada, em inglês).
As novas instalações do laboratório têm papel fundamental no objetivo principal da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), que visa ter um esporte limpo de dopagem e quer aplicar um amplo programa de educação, prevenção e detecção do uso de substâncias dopantes por parte dos atletas brasileiros.
Benefícios
O LBCD, como núcleo do Polo de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ajuda a expandir e modernizar a atuação da universidade nas análises químicas, cada vez mais sofisticadas em todo o mundo.
Além do novo prédio, o laboratório terá novos equipamentos. O processo de compra começa no segundo semestre de 2014, já preparando o laboratório para os Jogos de 2016. O Ministério do Esporte vai arcar com os custos.
Fonte:
Brasil 2016
Portal Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















