Esporte
Novo sistema de classificação aumenta vagas femininas para 2016
Remo
Os comitês Olímpico (COI) e Paraolímpico (IPC) internacionais aprovaram a proposta da Federação Internacional de Remo (Fisa) para um novo sistema de classificação para os Jogos Rio 2016. As mudanças afetam o número de barcos em cada classe, com aumento da presença feminina, e alteram a distribuição geográfica dos participantes das regatas na Ásia e Oceania.
O número e tipo de classes e a cota total de vagas continuam os mesmos, conforme definido pelo COI. As modificações são na distribuição dos barcos, com aumento nas provas femininas do Single Skiff, Dois Sem, Double Skiff e Double Skiff Peso-Leve. Para compensar, o número de barcos no masculino foi reduzido no Single Skiff, Four Skiff e Oito Com.
“É muito importante para nosso esporte compreender os ideais olímpicos de maior universalidade e igualdade de oportunidade. Com nosso novo sistema de classificação, estamos nos movendo na direção certa”, afirmou o presidente da Fisa, Denis Oswald.
A distribuição regional incorporou as ilhas do Pacífico Sul e da Oceania (sem Austrália e Nova Zelândia) à regata de qualificação da Ásia Continental, com aumento no número de vagas no Single Skiff masculino (uma) e no feminino (duas). Haverá também uma regata europeia, incluindo Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, que será disputada em maio de 2016, junto com o Pré-Olímpico Mundial, aberto a todos os países. O Brasil é candidato a sediar o Pré-Olímpico das Américas (sem EUA e Canadá), ainda sem data definida.
Fonte:
Brasil 2016
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















