Esporte
Primeira prova oficial de ciclismo é disputada na zona norte do Rio
Lei de Incentivo
Pela primeira vez, a zona norte do Rio de Janeiro recebeu um evento oficial de ciclismo nacional. Disputada no Parque Madureira no dia 30 de março, com recursos captados por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, a segunda etapa da Copa do Rio de Janeiro de Ciclismo proporcionou à população o contato com o ciclismo, com atividades também para as crianças, por meio da ação “Adeus, Rodinha”.
A iniciativa direcionada à iniciação ao esport, ensinou a crianças de mais de três anos a andar de bicicleta sem apoio, além de sortear cinco bicicletas e distribuir kits para a garotada.
Mais do que um evento de alto rendimento, a Copa de Ciclismo foi um estímulo à prática da atividade física para a população do bairro Madureira. Para o diretor do departamento da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, Paulo Vieira, a ação voltada para as crianças é um dos diferenciais do evento. “A atividade do ‘Adeus, Rodinha’ é fundamental porque ela integra as crianças, fazendo com que participem, além de ajudar a estimular a atividade física e a prática esportiva como um todo no País”, disse.
A competição em Madureira contou pontos para o ranking nacional para a classificação das equipes para o Tour do Rio – maior evento de ciclismo da América Latina – que será disputado no mês de agosto. A terceira etapa da Copa Rio de Janeiro de Ciclismo será no dia 13 de abril, na cidade de Teresópolis (RJ).
Com a participação de cerca de 300 ciclistas, o título da segunda etapa na categoria elite masculina ficou com Antoelson Dornelles da Silva, da equipe São Francisco Saúde. Na elite feminina, Giovana Cruz Corsi, da equipe Velo Clube de Rio Claro, ficou com o título.
O evento faz parte do calendário da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e é uma das disputas mais importantes do esporte. Em 2014, conta com o patrocínio master da Bradesco Seguros e patrocínio da IRB Brasil RE, Light, Peugeot, Lei de Incentivo ao Esporte e Ministério do Esporte. A prova tem o apoio da prefeitura do Rio de Janeiro e Tour do Rio, e a realização é do Instituto Faça, com a supervisão técnica da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro.
Fonte:
Ministério do Esporte
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















