Esporte
Seleção brasileira de futebol de 7 enfrenta seleção Argentina
Treinamento
A seleção brasileira de futebol de 7 está em Águas de Lindoia, São Paulo, desde a última segunda-feira (31), participando de uma fase de treinamento com a seleção Argentina. Além do intercâmbio durante os treinos, os rivais históricos vão se enfrentar em dois amistosos, marcados para os dias 5 e 7 deste mês. As atividades das duas equipes ocorrem no Oscar Inn Eco Resort que, desde 2013, recebe os treinos das seleções brasileiras de fut-7 e de bocha.
A disputa com os hermanos marcará a primeira partida do Brasil contra outra seleção em 2014. Este ano, a equipe verde-amarela de fut-7 tem pela frente a Copa América da modalidade, em Toronto, no Canadá, marcada para final de agosto e o início de setembro. Antes disso, entre maio e junho, a seleção tem presença confirmada no II Tom Langen International Tournament, um torneio quadrangular em Zeist, na Holanda, que contará com Irlanda e Ucrânia, além de brasileiros e holandeses, donos da casa.
“Esse intercâmbio com a Argentina serve como preparação para o nosso principal objetivo, que são os Jogos Rio 2016, e também para os torneios deste ano. A meta em 2014 é conquistar os títulos da Copa América e do quadrangular na Holanda”, destacou Hélio dos Santos, coordenador do fut-7 brasileiro.
Além das fases de treinamento convencionais, o Brasil deve fazer, ainda em 2014, outros eventos como o realizado com a Argentina. “Temos o plano de convidar outras equipes para fazer mais intercâmbios como esse. Estamos conversando com Irã, com a Holanda e a Inglaterra para fazer outras atividades ainda este ano”, acrescentou o coordenador.
Brasileiros e argentinos seguem em Águas de Lindoia até 9 de abril. As duas equipes vão repetir os treinamentos conjuntos em dezembro, em Buenos Aires, capital da Argentina.
Futebol de 7
O esporte é praticado por atletas do sexo masculino, com paralisia cerebral, decorrente de sequelas de traumatismo crânio-encefálico ou acidentes vasculares cerebrais. As regras são da Fifa, mas com algumas adaptações feitas pela Associação Internacional de Esporte e Recreação para Paralisados Cerebrais (CP-Isra).
O campo tem no máximo 75m x 55m, com balizas de 5m x 2m e a marca do pênalti fica a 9,20m do centro da linha de gol. Cada time tem sete jogadores (incluindo o goleiro) e cinco reservas. A partida dura 60 minutos, divididos em dois tempos de 30, com um intervalo de 15 minutos.
Não existe regra para impedimento e a cobrança lateral pode ser feita com apenas uma das mãos, rolando a bola no chão. Os jogadores pertencem às classes menos afetadas pela paralisia cerebral e não usam cadeira de rodas.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















