Esporte
Seleção de canoagem leva 11 atletas para Copa do Mundo
Campeonato
A seleção brasileira de canoagem velocidade já está em Milão, na Itália, para disputar a primeira etapa da Copa do Mundo de Canoagem Velocidade, entre 2 e 4 de maio. Com um total de 11 atletas, a delegação terá ainda outro compromisso em maio na Europa. Entre os dias 16 e 18 será disputada a segunda etapa da Copa do Mundo, em Racice, na República Tcheca.
Entre os atletas que vão competir na Itália, Celso Oliveira, do K1 1.000m e 5.000m vê o torneio como uma oportunidade para se preparar para o Campeonato Mundial da modalidade, marcado para o período entre 6 e 10 de agosto, em Moscou, na Rússia.
“Essa disputa é muito importante. Quero aproveitar ao máximo para ver o nível que estou e, assim, quando voltar aos treinos no Brasil, focar nas necessidades apresentadas para irmos ao Mundial bem preparados”, destacou o atleta.
O caiaque masculino conta também com Edson Isaías no K1 200m. Já o feminino será representado pela dupla Mayara Cardozo e Ariela Pinto no K2 1.000m, 500m e 200m e Ana Paula Vergutz no K1 500m e 200m. O quarteto talentoso da canoa masculina também estará presente: Isaquias Queiroz no C1 500m, 1.000m e 5.000m; Ronílson Matias e Erlon Souza no C2 1.000m, 500m e 200m e Nivalter Santos no C1 200m.
Assim como Celso Oliveira, o assistente técnico da seleção, Lauro de Souza Júnior, aponta as etapas da Copa do Mundo como preparatório para o torneio na Rússia. “O foco da equipe da canoa é o Campeonato Mundial. A Copa do Mundo vai servir para analisarmos nossa evolução e o dos adversários. A expectativa é de competir bem, em alto nível”, projetou.
Confira a lista completa de atletas brasileiros em Milão
Ana Paula Vergutz
Mayara Cardozo
Ariela Pinto
Celso Dias de Oliveira Júnior
Michel de Carli Ferreira
Edson Isaías Freitas da Silva
Erlon de Souza Silva
Isaquias Queiroz dos Santos
Nivalter Santos Jesus
Ronílson Matias de Oliveira
Michel de Carli Ferreira
Jogos Rio 2016
Seja nas águas tranquilas da Lagoa Rodrigo de Freitas ou na pista radical do Estádio Olímpico de Deodoro, a canoagem promete lindas imagens e fortes emoções nos Jogos Olímpicos Rio 2016.
Com duas provas Olímpicas, velocidade e slalom, e outras que exigem força, concentração e coordenação, o esporte viverá momentos históricos daqui a dois anos, com a estreia da paracanoagem no programa Paralímpico.
A canoagem velocidade, disciplina mais tradicional do esporte, teve suas primeiras competições na metade do século XIX e faz parte oficialmente dos Jogos Olímpicos desde Berlim 1928. Já a canoagem slalom, inspirada nas provas de esqui, surgiu na Suíça em 1932, mas só entrou para os Jogos 40 anos depois, em Munique. E, agora, o clima de estreia será vivido pela paracanoagem, um dos dois esportes debutantes no programa paralímpico, que ganhou força no fim da década passada.
Fontes:
Brasil 2016
Comitê Rio 2016
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















