Você está aqui: Página Inicial > Esporte > 2014 > 04 > Brasileiros lutam pela classificação nas oitavas de final

Esporte

Brasileiros lutam pela classificação nas oitavas de final

Libertadores

Na rodada desta quarta-feira (9), Flamengo e Cruzeiro têm a última chance de ir para as oitavas de final do campeonato
por Portal Brasil publicado: 08/04/2014 11h11 última modificação: 30/07/2014 02h44

Agora é tudo ou nada na fase de grupos da Copa Libertadores. Numa semana em que todos os clubes participantes entrarão em campo, a última rodada oferecerá a vários deles a derradeira chance de classificação para as oitavas de final. Seis times já estão lá: Vélez Sarsfield, Unión Española, Atlético Mineiro, Grêmio, Santos Laguna e Arsenal.

Os outros brasileiros encaram situações distintas. Enquanto o Atlético Paranaense joga por um empate e o Botafogo também pode avançar se trouxer da Argentina um ponto - dependendo, claro, do resultado do outro jogo -, o Flamengo só passa com uma vitória e o desesperado Cruzeiro precisa de mais um triunfo convincente e de um pouco de sorte.

A seguir, o Fifa.com analisa a prévia dos 16 confrontos que agitarão a América do Sul entre terça e quinta-feira com a promessa de muito drama e emoção.

O jogo da rodada

San Lorenzo x Botafogo (Grupo 2)

Quarta-feira (9), 22h (hora local), Estádio Pedro Bidegain, Buenos Aires

Após fraco início de campanha, o campeão argentino já começava a arrumar as malas para se despedir da Libertadores, mas recebeu uma notícia revitalizadora com a vitória fora de casa do Unión Española sobre o Botafogo, que lhe deu novo fôlego na disputa pela classificação. Agora, o time do técnico Edgardo Bauza tem uma última chance de avançar aos mata-matas e precisa vencer pelo placar mais elástico possível para não depender de outros resultados.

A nota positiva é que os donos da casa chegam embalados para o confronto decisivo após terem assumido a liderança do Campeonato Argentino com uma virada sobre o All Boys nos últimos dez minutos de jogo.

O Botafogo, por sua vez, perdeu uma grande chance de carimbar a vaga na última semana ao perder para o Unión Española. Agora, vai a Buenos Aires com o objetivo de voltar para o Rio de Janeiro com um resultado positivo que o garanta nas oitavas de final.

A tarefa não é simples, porque até mesmo o empate poderá ser sinônimo de eliminação. Os brasileiros, que venceram o San Lorenzo no Maracanã, agora tentarão repetir a dose no estádio Nuevo Gasómetro e, para isso, terão o importante retorno de "El Tanque" Ferreyra, ausente contra os chilenos, e a presença de Jorge Wagner, que era dúvida por conta de problemas familiares.

Outros jogos

No Grupo 1, o Vélez, já garantido nas oitavas, poupará titulares no duelo contra o eliminado Univesitario. A partida entre The Strongest e Atlético Paranaense definirá o segundo classificado da chave. Os bolivianos têm sete pontos contra nove dos brasileiros, que esperam voltar de La Paz com ao menos um ponto e a vaga na bagagem.

Unión Española e Independiente del Valle prometem um embate vibrante no Grupo 2. Os chilenos, que já estão com o bilhete no bolso, vão em busca de mais três pontos para confirmar a primeira colocação. Já os equatorianos, com cinco pontos somados, precisam de uma façanha para chegar às oitavas. Terão que ganhar e ainda esperar o resultado do jogo entre San Lorenzo e Botafogo.

O Grupo 3 é o mais equilibrado da primeira fase, e todos ainda podem avançar. Isso porque três times aparecem com sete pontos e o lanterna soma seis. O Cerro Porteño receberá o Deportivo Cali, enquanto o O’Higgins, que ocupa a última posição, será o anfitrião do Lanús. A disputa pelas duas vagas vai pegar fogo, já que várias combinações de resultados são possíveis, classificando uns e eliminando outros.

O Atlético Mineiro, atual campeão e já classificado, recebe o Zamora de olho em confirmar a primeira colocação do Grupo 4 e uma posição ainda mais tranquila nos mata-matas. Os venezuelanos, que têm sete pontos, podem até ficar com a segunda posição, caso Nacional do Paraguai e Independiente e Santa Fe, ambos com cinco, empatarem entre si. A partida no Defensores del Chaco determinará a sorte dos três clubes que ainda lutam por um lugar nas oitavas.

No Grupo 5, o Defensor chega à rodada final em primeiro lugar, com dez pontos, e joga contra a Universidad de Chile, que tem nove e busca uma vitória no Uruguai para garantir sua classificação. O Cruzeiro, com sete, medirá forças com o já eliminado Real Garcilaso em Belo Horizonte. Os brasileiros precisam ganhar e esperar que os uruguaios façam o mesmo contra os chilenos. Um empate em Montevidéu também pode classificar os mineiros, desde que eles façam o dever de casa. No caso de vitória dos chilenos, só uma goleada garante a Raposa na sequência.

Com a vaga assegurada, o Grêmio enfrentará o eliminado Nacional de Montevidéu para garantir a primeira posição do Grupo 6. O confronto entre Newell’s Old Boys, com oito pontos, e Atlético Nacional, com sete, definirá o segundo classificado. Uma partida que certamente proporcionará grandes emoções na cidade argentina de Rosario. No duelo de fevereiro, os colombianos levaram a melhor por 1 a 0.

O Grupo 7 é outro que entra na rodada final em interessante equilíbrio. O líder Bolívar tem oito pontos e receberá o vice Emelec, que soma seis e só pode pensar em vencer para chegar às oitavas. Empatados com sete pontos, Flamengo e Léon, do atacante Mauro Boselli, jogarão a vida no Rio de Janeiro para não se despedirem do torneio precocemente.

No Grupo 8, por fim, os dois classificados já estão definidos desde a última rodada. Santos Laguna, com 13 pontos, e Arsenal, com nove, são os dois times que seguem na competição. Apesar disso, a equipe argentina quer vencer os mexicanos em casa para ficar entre os melhores segundos colocados. Peñarol e Deportivo Anzoátegui jogarão entre si apenas para cumprir tabela.

Fique de olho

Felipe Gedoz (Defensor)

O jovem atacante brasileiro de 20 anos vive um grande momento na Libertadores. Com quatro gols marcados, é um dos artilheiros do torneio. Após balançar a rede do Cruzeiro duas vezes no jogo disputado em Montevidéu, o atacante chamou a atenção do continente e sobretudo do seu País natal, onde já começam a observá-lo com maior interesse. "Não é todo dia que podemos fazer dois gols no campeão brasileiro", disse Felipe. "Nem eu sabia que minha vida mudaria tanto. Ganhei fama repentina."

Números

O Flamengo chegou às oitavas de final da Copa Libertadores oito vezes. O Rubro-Negro, que só conquistou o troféu em 1981, participa pela 12ª vez da competição mais importante do continente. Sua última aparição na fase de mata-mata do torneio foi em 2010, quando caiu diante da Universidad de Chile nas quartas de final.

O que eles disseram

"Estar na primeira posição do grupo nos dá tranquilidade para o último jogo, que será muito difícil, porque a equipe do O’Higgins também jogará pela vaga. É possível que o time tenha algumas mudanças devido à sequência de partidas que temos enfrentado, mas ainda não estamos privilegiando a Libertadores ou o Campeonato Argentino, porque temos chances em ambos", disse Guillermo Barros Schelotto, técnico do Lanús

Jogos da semana

Terça-feira (8)

Vélez Sarsfield (ARG) vs. Universitario (PER) The Strongest (BOL) vs. Atlético Paranaense (BRA) Cerro Porteño (PAR) vs. Deportivo Cali (COL) O'Higgins (CHI) vs. Lanús (ARG)

Quarta-feira (9)

Unión Española (CHI) vs. Independiente del Valle San Lorenzo (ARG) vs. Botafogo (BRA) Cruzeiro (BRA) vs. Real Garcilaso (PER) Defensor Sporting (URU) vs. Universidad de Chile (CHI) Bolívar (BOL) vs. Emelec (ECU) Flamengo (BRA) vs. Leon (MEX)

Quinta-feira (10)

Atlético Mineiro (BRA) vs. Zamora (VEN)
Navional (PAR) vs. Santa Fe (COL)
Newell's Old Boys (ARG) vs. Atlético Nacional (COL)
Gremio (BRA) vs. Nacional (URU)
Peñarol (URU) vs. Deportivo Anzoátegui (VEN)
Arsenal (ARG) vs. Santos Laguna (MEX)

Fonte:
Fifa

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Últimos vídeos

Tocha olímpica visita a Rota do Descobrimento na Bahia
Chama começou o dia na Rota do Descobrimento em ‎Eunápolis, passou por Itapetinga, a Cidade do Boi Gordo, e encerrou o dia em Vitória da Conquista
Ministro do Esporte visita instalações do Parque Olímpico da Barra da Tijuca
Leonardo Picciani visitou as instalações do Parque Olímpico da Barra da Tijuca, que já tem 88% das obras concluídas
Caio Sena conta como se prepara para Olimpíadas no Brasil
Conheça a história de Caio Sena. Aos 24 anos, o atleta de marcha atlética qualificado para as Olimpíadas Rio 2016, vive o sonho de disputar os jogos no Brasil.
Chama começou o dia na Rota do Descobrimento em ‎Eunápolis, passou por Itapetinga, a Cidade do Boi Gordo, e encerrou o dia em Vitória da Conquista
Tocha olímpica visita a Rota do Descobrimento na Bahia
Leonardo Picciani visitou as instalações do Parque Olímpico da Barra da Tijuca, que já tem 88% das obras concluídas
Ministro do Esporte visita instalações do Parque Olímpico da Barra da Tijuca
Conheça a história de Caio Sena. Aos 24 anos, o atleta de marcha atlética qualificado para as Olimpíadas Rio 2016, vive o sonho de disputar os jogos no Brasil.
Caio Sena conta como se prepara para Olimpíadas no Brasil

Últimas imagens

Atletas brasileiros farão aclimatação antes dos Jogos no Centro de Treinamento de São Paulo
Atletas brasileiros farão aclimatação antes dos Jogos no Centro de Treinamento de São Paulo
Foto: Roberto Castro/ME
Pira olímpica acesa após o revezamento em Aracaju. Chama segue neste domingo para Alagoas
Pira olímpica acesa após o revezamento em Aracaju. Chama segue neste domingo para Alagoas
Foto: Francisco Medeiros/Brasil 2016
Popole Misenga e Yolande Mabika fugiram de conflitos na República Democrática do Congo em 2013 e tentam reconstruir a vida no Brasil
Popole Misenga e Yolande Mabika fugiram de conflitos na República Democrática do Congo em 2013 e tentam reconstruir a vida no Brasil
Divulgação/Brasil 2016
Centro Aquático de Deodoro é sede de treinos e competições nacionais e internacionais
Centro Aquático de Deodoro é sede de treinos e competições nacionais e internacionais
Divulgação/Ministério da Educação

Governo digital