Esporte
“Copa Davis” do tênis em cadeira de rodas começa na segunda (26)
Campeonato
A cidade de Alphen, na Holanda, recebe, a partir da próxima segunda-feira (26), a BNP Paribas World Team Cup 2014 de tênis em cadeira de rodas. A competição vai reunir 52 equipes de 31 países e equivale à Copa Davis da modalidade.
As partidas serão disputadas no Nieuwe Sloot Tennis Centre até 1º de junho. Este ano, a World Team Cup terá cinco eventos: Grupo Mundial (masculino e feminino), Grupo Mundial 2 (masculino), Quad (para atletas tetraplégicos) e júnior.
O Brasil estará representado no Grupo Mundial 2. A equipe verde e amarela se classificou ao vencer a qualificatória das Américas em março. Em Porto Rico, Daniel Rodrigues e Carlos Santos passaram pelo Chile na final e classificaram o Brasil. O País volta à competição depois de dois anos ausente.
Os adversários dos brasileiros serão Grécia, Bélgica, Itália Siri Lanka, Alemanha, Suíça, Nigéria, Malásia, Espanha, Marrocos e Canadá.
Nas últimas participações brasileiras no Grupo Mundial 2, dois pódios. Em 2006, em Brasília, com o título, e em 2009, na Grã-Bretanha, com um terceiro lugar. Este ano, a França defenderá o título no Grupo Mundial masculino, os holandeses no feminino, os Estados Unidos no Quad e a Grã-Bretanha na categoria júnior.
Atualmente, o Brasil tem três brasileiros no top 100 do ranking mundial do tênis em cadeira de rodas. Daniel Rodrigues é o mais bem colocado, ocupando a 31ª posição. Logo atrás, em 32º, aparece Carlos Santos. Rafael Medeiros é o 40º e Mauricio Pomme o 56º.
Tênis
A origem do tênis em cadeira de rodas é norte-americana. Foi em 1976 que Jeff Minnenbraker e Brad Parks criaram as primeiras cadeiras adaptadas para o esporte. Não demorou nem um ano para que o primeiro torneio fosse realizado, na Califórnia. O tênis em cadeira de rodas se difundiu rapidamente nos Estados Unidos, tanto que em 1980 foi disputado o primeiro campeonato nacional da modalidade.
No Brasil, o primeiro atleta a ter contato com o tênis em cadeira de rodas foi José Carlos Morais. Ele conheceu o esporte em 1985, na Inglaterra, quando competia com a seleção de basquete em cadeira de rodas. Onze anos depois, Morais foi aos Jogos Paralímpicos de Atlanta e, ao lado de Francisco Reis Junior, se tornou o primeiro brasileiro a representar o País na modalidade.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


















