Esporte
Brasil se classifica para Super Final da Liga Mundial
Polo aquático
A Seleção Brasileira feminina de polo aquático conquistou, nesse domingo (25), a vaga para a Super Final da Liga Mundial. A classificação veio após a vitória nos pênaltis sobre o Japão.
Após empate em 7 x 7, a equipe brasileira contou com o talento da goleira Tess Oliveira, que defendeu duas cobranças japonesas e garantiu o quinto lugar da etapa preliminar da Liga Mundial Feminina, encerrada no domingo, em Riverside, na Califórnia (EUA). Na soma de gols e pênaltis, o placar final ficou em 11 x 10 para o Brasil (4 x 3 nos pênaltis).
Os gols brasileiros foram de Mirella Coutinho (3), Diana Abla (2), Amanda Oliveira (2), Melani Dias, Izabella Chiappini, Marina Zablith e Luiza Carvalho. A japonesa Miga Shiga, também com três gols, dividiu a artilharia da partida com Mirella.
A competição classificava quatro equipes para a Super Final, que será disputada entre 10 e 15 de junho, em Kunshan, na China. Mas como, entre os quatro semifinalistas estava a China, anfitriã da Super Final e assim já garantida na fase final da competição, o quinto lugar assegurou a vaga. Os outros semifinalistas foram Estados Unidos, Austrália e Canadá. Os cinco classificados em Riverside se juntarão aos europeus Rússia, Espanha e Itália, que já tinham garantido suas vagas.
Agora, o polo aquático brasileiro se volta para a versão masculina da Liga Mundial, com a Seleção Brasileira participando da etapa preliminar, em Xangai, na China, a partir desta terça-feira (27). A competição chinesa vai até o dia 1º de junho e, se repetirem o sucesso da equipe feminina, os brasileiros disputam a Super Final em Dubai, entre os dias 16 e 21 de junho.
História
Mesmo tendo sido regulamentado oficialmente apenas em 1911, o polo aquático marcou presença já na segunda edição dos Jogos Olímpicos, em Paris-1900. Atualmente, o esporte é comandado pela Federação Internacional de Natação (Fina).
O primeiro Campeonato Mundial da modalidade foi disputado em 1973 e conquistado pela Hungria, seleção que domina o cenário do esporte. Na última edição dos Jogos, no entanto, os húngaros ficaram apenas com a quinta colocação no masculino e a quarta no feminino. Os campeões foram Croácia e Estados Unidos, respectivamente.

Fontes:
Brasil 2016
Portal Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















