Esporte
Brasileiras disputam 3ª etapa da Copa do Mundo de Mountain Bike
Na República Tcheca
As ciclistas Isabella Lacerda e Raiza Goulão, brasileiras mais bem colocadas no ranking mundial de Mountain Bike, disputam neste fim de semana (24 e 25) a terceira etapa da Copa do Mundo de MTB Cross Country, na República Tcheca. A competição conta pontos para o ranking mundial, que definirá as vagas nos Jogos Rio 2016.
Esta sexta-feira (23) será o dia do sprint eliminator (XCE), prova de explosão em pista reduzida. O sábado (24) ficará reservado para os treinos e, no domingo, serão disputadas as provas oficiais da elite feminina e da elite masculina.
"A pista aqui na República Tcheca é muito técnica. Tem muitas raízes de árvores e o chão, em boa parte, é bem fofo. Vários rock gardens (jardins de pedra), e alguns deles são em subidas. É bem diferente do que estamos acostumados, por isso gostei muito e tenho certeza de que será uma experiência incrível na minha carreira", disse Isabella, 43ª colocada no ranking mundial, com 532 pontos.
Raiza Goulão, número 39 do mundo com 586 pontos, chega à República Tcheca embalada pela medalha de bronze conquistada nos Jogos Sul-americanos Santiago 2014, no Chile.
"O circuito é muito bom tecnicamente. É difícil encontrar algo parecido no Brasil. Tem uma sessão de saltos, os chamados doubles, muito complicada. A pista é dura e tem muitas subidas, o que não é meu estilo, mas será bom como aprendizado", explicou Raiza.
Após a competição da República Tcheca, Isabella e Raiza disputam a quarta etapa da Copa do Mundo de MTB Cross Country, na Alemanha, de 30 de maio a 1º de julho.
Jogos Rio 2016
O mountain bike olímpico teve, até agora, 10 medalhas de ouro distribuídas. No Rio de Janeiro, mais duas estarão em disputa. De Atlanta-1996 a Londres-2012, apenas dois atletas conseguiram conquistar a medalha de ouro duas vezes, o que deixa a modalidade com 8 campeões diferentes.
Os únicos a conseguir repetir o título foram a italiana Paola Pezzo, medalha de ouro em Atlanta-1996 e Sidney-2000, e o francês Julien Absalon, campeão no masculino em Atenas-2004 e Pequim-2008. O curioso é que ambos foram campeões em edições consecutivas. Assim, a também francesa Julie Bresset e o tcheco Jaroslav Kulhavy, campeões em Londres-2012, terão a chance de repetir o feito no Brasil.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


















